Janela pode deixar PSDB sem três deputados

0
599

 

A4 03O PSDB está em vias de perder três de seus deputados federais caso o projeto que abre um mês de janela para a troca de partidos seja aprovada na Câmara Federal, aonde tramita e já foi aprovada em primeiro turno por 317 votos sim e 139 não. Os deputados Alexandre Baldy  e Célio Silveira estão conversando com o presidente nacional do PSD e ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e se aproximam do partido comandado pelo secretário de Infraestrutura Vilmar Rocha em Goiás. Baldy, que foi cotado para assumir o PSDB regional, e Silveira são dois dos deputados que ficaram insatisfeitos com a imposição do nome de Afrêni Gonçalves no comando da sigla. O terceiro deputado a deixar o ninho tucano seria o Delegado Waldir Soares (foto), que quer disputar a prefeitura de Goiânia e pretende deixar o PSDB para tal. Ele está conversando com a direção nacional do PTN, para onde assumiria o comando do partido em Goiás e disputaria o pleito na capital. A janela permitiria a mudança de partido sem que o parlamentar possa perder seu mandato. O Pros também é alternativa.

“Eu estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil”

presidente Dilma Rousseff, em fala na abertura dos Jogos Mundiais Indígenas.

Goiás

Já em âmbito regional e municipal a aposta de alguns parlamentares é de que também haja muitas trocas. A aposta é de que o PMDB perca alguns nomes, assim como o próprio PTB e também o PSD. Muitas mudanças são esperadas.

Destinos

Os partidos que mais receberiam parlamentares, vereadores e também prefeitos seriam o PP e o PSB. O PP, inclusive, é um dos partidos que mais tem assediado parlamentares e prefeitos, entre eles Lissauer Vieira (PSD) e também o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins (PSD).  Vice

Uma das claras demonstrações de que a bancada federal do PSDB e o partido não andam falando a mesma língua foi a 1ª vice-presidência ser ocupada pelo deputado estadual José Vitti, depois da recusa de todos os federais para assumirem o cargo.

Detran

A notícia de que mais de 20 mil carteiras de habilitação ainda não foram entregues em Goiás não tem agradado a oposição e, nem mesmo, a base aliada no Estado, que pretende cobrar melhorias no órgão estadual, que apresenta problemas administrativos desde dezembro passado.

Qualidade

Um dos que criticaram foi o deputado Bruno Peixoto (PMDB), que disse que o Detran precisa voltar a prestar um trabalho de qualidade para os goianos. “As taxas são caras e a desculpa do problema com o sistema não cabe mais”, alegou o peemedebista, relembrando o recente problema.

Balestra

Aliás, o ex-secretário de Cidades, João Balestra, já está trabalhando no Detran como diretor técnico do departamento, em substituição ao ex-prefeito de Inhumas Abelardo Vaz, que deixou o cargo no mês passado, por “esvaziamento da diretoria”. Vaz pode ser candidato, novamente, a prefeito de Inhumas, cidade que administrou entre 2004 e 2012.

Constrangimento

Vereadores de Goiânia reclamaram, e muito, da postura de seguranças da Assembleia na última semana. Dois deles – Paulo da Farmácia (Pros) e Felisberto Tavares (PR) – disseram ter sido barrados no Plenário da Casa.

Providências

O presidente da Câmara An­selmo Pereira (PSDB) disse que os “constrangimentos não ficarão impunes” e que fará uma visita ao presidente Hélio de Sousa (DEM). Prometeu reciprocidade.

Coletiva

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, esteve em Goiânia na última quarta, 24, para uma coletiva de apresentação do Plano Safra 2015/16. O plano recebeu críticas de agropecuaristas goianos em matéria recente da Tribuna, assinada pela repórter Juliana Marton.

De volta

Depois de sair da Semob por diferenças com o secretário, o engenheiro Vinicius do Conselho volta à prefeitura na cota do Pros, como superintendente de Habitação e Regularização Fundiária. De olho na vaga de vereador em 2016.

Emocionado

Após muito tempo sem aparições públicas, Iris Rezende compareceu ao velório do cantor Cristiano Araújo, morto em acidente de carro na última quarta, 24. O ex-governador se mostrou visivelmente emocionado, pois mantinha relação próximas com o artista.

Animado

Colegas e secretários da prefeitura de Goiânia tem notado a animação do prefeito Paulo Garcia com a recuperação da prefeitura. A ideia, agora, é acelerar as obras na capital para chegar à reta final de seu mandato com a imagem do Paço recuperada.

Rápidas

O PSDB não sabe se lançará algum candidato a prefeito em Aparecida. A grande esperança do partido era que os deputados federais João Cam­pos e Delegado Waldir aceitassem disputar o pleito, mas ambos têm declinado às ofensivas do partido.

Já em Porangatu os tucanos terão candidato. A afirmação foi feita pelo deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Júlio da Retífica, que fez aniversário na última semana. “Teremos candidato em Porangatu. Isso é certo. Resta saber quem”, revelou.

O vice-presidente do PSD Jovem estadual, Bruno Manoel, assumiu o comando do partido na semana passada. O presidente Jangular Filho se licenciou para focar na sua reeleição em Anicuns, onde é vereador. A mudança teve aval do presidente do PSD Vilmar Rocha.

Bruno é liderança de Trindade, onde é um dos articuladores do partido. Ele diz que, em sua gestão, o PSD Jovem dividirá o trabalho por região do Estado para buscar o fortalecimento da agremiação. Hoje, o PSD tem cerca de 500 jovens filiados.

Fica

A secretária da Educação, Cultura e Esportes, Raquel Teixeira, anunciou na sexta, 26, os filmes selecionados para a Mostra Competitiva do Festival. Ao todo são 21 produções de todo o mundo e do Brasil, dentre eles sete filmes goianos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here