Paulo Garcia garante internet e TV a cabo às escolas municipais

0
385

Goiânia 1

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e a secretária de Educação e Esportes, Neyde Aparecida, assinaram na manhã desta sexta-feira, 26, Termo de Cooperação Técnica e Termo de Doação de Serviços de internet e TV com a empresa de telecomunicações brasileira NET e Instituto Crescer, no Paço Municipal. A iniciativa integra o Projeto Educonexão, que prevê a instalação de pontos de Internet banda larga e TV a cabo em cerca de 190 unidades educacionais, entre escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital.

A secretária Neyde Aparecida acredita que, na era da comunicação, não nos é permitido liderar as crianças apenas com quadro e giz. “Trata-se de um marco. Nossa contrapartida será apenas ser responsável pelo equipamento”, explicou a secretária. Já na opinião do prefeito Paulo Garcia, a proposta demostra o compromisso social da empresa. “É um convênio salutar não só sob o ponto de vista da inclusão digital como também possibilitará a formação continuada dos educadores, de forma presencial e à distância”, salientou Paulo Garcia.

Os pontos de TV e internet banda larga serão doados pela empresa e ficarão à disposição de alunos e professores em áreas como biblioteca, laboratórios de informática e sala de vídeo. Uma novidade que agradou a diretora da Escola Municipal São José, Nívia Custódio de Sá. “Esse tipo de iniciativa é de extrema importância para que as aulas tornem-se tão atrativas como as casas e os celulares das crianças”, disse a diretora.

Curso

Durante o evento de assinatura do Termo de Cooperação, os diretores presentes participaram da abertura do curso “Educonexão: novas tecnologias e novos recursos para uma nova Educação”, com palestra de Luciana Maria Allan, Presidente do Instituto Crescer, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e redatora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de informática.

Além da palestra que aborda a temática “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”, os professores participaram do Workshop “Avalie-se”, para facilitar o planejamento de estratégias de intervenção em suas unidades educacionais. A tecnologia será utilizada na interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.

Plano

Ainda na ocasião, o prefeito entregou à secretária municipal de Educação e Esporte, Neyde Aparecida, o Plano Municipal de Educação 2015/2025, aprovado e sancionado na última quarta-feira, 24. “É um plano estratégico que serve de pilar para essa administração – que já corre para os meses finais – e para as próximas, que entre outras coisas têm como meta a universalização do atendimento às crianças de quatro e cinco anos”, elenca o prefeito de Goiânia. Ao final da palestra, todos os presentes receberam cópias do Plano Municipal de Educação 2015/2025.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here