Desenvolvimento regional é pauta de encontro de governadores

0
523

Governo 1

Governadores de cinco Estados começaram a debater uma agenda de desenvolvimento para a região central nesta sexta-feira, 3, em Goiânia. O 1.º Fórum de Governadores do Brasil Central contou com a presença do ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e o governador de Goiás, Marconi Perillo, como anfitrião.

A reunião preparatória, entre o ministro e secretários de planejamento de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 2, no Palácio das Esmeraldas, na capital goiana. Nesta sexta-feira, dia 3, a reunião com os governadores ocorreu no Palácio das Esmeraldas.

“Há duas semanas, em encontro em Goiânia, o Estado de Goiás foi provocado pelo ministro Mangabeira Unger a liderar esse movimento. A conclamação foi prontamente aceita e temos agora o compromisso de criar uma agenda positiva a partir do Brasil Central”, destacou o governador goiano.

Marconi acredita que o Brasil Central (que inclui, além de Goiás, o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) tem tudo para ser o protagonista do desenvolvimento nacional. “A região tem sempre crescido acima da média nacional. A situação econômica do Brasil hoje só não é pior graças, em grande parte, ao desempenho de nossos Estados. Os governadores sabem disso e precisam estar à frente desse processo de ajudar o país a sair da situação difícil que enfrenta”, destaca o governador.

Organização

A responsabilidade pela organização do encontro entre secretários e governadores ficou com o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Thiago Peixoto. “Não foi difícil articular esse fórum. Sentimos nos colegas dos Estados do Brasil Central que existe esse anseio de estarmos adiantados no processo. Enquanto o resto do Brasil discute a crise, já estamos preocupados aqui em sair dela e focar no desenvolvimento. Na verdade estamos agindo com planejamento”, explicou o secretário.

O objetivo é traçar um plano estratégico regional. A discussão, por sugestão de Mangabeira Unger, inclusive será dividida em três eixos temáticos: instrumentos para gerar o desenvolvimento, modelo de produção e capacitação. A intenção é que o Fórum de Governadores do Brasil Central ocorra de forma periódica em todos os Estados nos próximos meses. “Precisamos de muita articulação, tanto com a Presidência da República quanto com o Congresso Nacional, para garantir o progresso da nossa região”, afirmou o titular da Segplan-Goiás, Thiago Peixoto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here