Produtor de Água está com inscrições abertas

0
554

Governo 2

Lançado no mês de março pelo Governo de Goiás, por meio da Secima e da Saneago, o edital do Programa Produtor de Água João Leite está em andamento e já recebe inscrições nos municípios contemplados pela primeira etapa: Nerópolis e Ouro Verde (sub-bacias dos Córregos Bandeira e das Pedras, respectivamente). O cadastro pode ser feito até 26 de setembro de 2015.

Nessa região, o potencial é de que até 87 produtores rurais possam se cadastrar. Para levar o projeto ao conhecimento do público-alvo, Secima e Saneago têm realizado reuniões locais de apresentação e coleta de inscrições. Nesta quarta-feira, dia 1º, representantes de ambas as entidades estiveram em Ouro Verde e Nerópolis.

Segundo o superintendente de Recursos Hídricos da Secima, Bento de Godoy, o objetivo dessa campanha é mobilizar os envolvidos. “Como o acesso à informação nem sempre é fácil nas propriedades rurais, investimos no corpo a corpo, que é uma estratégia bem mais efetiva”, explica, ao ressaltar que o entusiasmo dos produtores está nítido, visto que cerca de 50% do público potencial já manifestou interesse comparecendo aos encontros para tirar dúvidas.

A partir de agora, as visitas serão efetuadas diretamente no campo, com comitivas dirigindo-se às propriedades rurais. Como afirma o superintendente, o Programa representa uma atuação em parceria com o produtor rural. Entre os benefícios para os participantes, destacam-se ações de conservação do solo, plantio de mudas, terraceamento, curvas de nível e reformas em estradas, por exemplo.

“São obras que melhoram bastante a caracterização da propriedade”, enfatiza Bento. Além disso, a Saneago irá remunerar os produtores, por serviço ambiental prestado, uma quantia livre em dinheiro que poderá variar de R$ 160 a R$ 340 por hectare/ano (conforme o tipo de área abrangida). Em contrapartida, os produtores precisam garantir a recuperação e preservação das condições ambientais da extensão sob seu domínio.

O Superintendente de Comunicação e Marketing da Saneago, Luiz Novo, avalia que o Programa é de extrema relevância para garantir a qualidade da água no reservatório da Barragem do Ribeirão João Leite, que em breve passará a ser o principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana.

“A participação da Saneago no Programa Produtor de Água é mais um investimento na preservação dos mananciais de abastecimento. Muito tem sido feito pelos nossos profissionais da Superintendência de Tecnologia Operacional e Meio Ambiente, que atuam no mapeamento e na recuperação de nascentes, além de promoverem uma série de outras ações de preservação. Além disso, o Presidente José Taveira já sinalizou que quer a ampliação do conceito do Programa Produtor de Água para outras regiões, por entender que é fundamental e estratégico que tenhamos assegurada a condição da captação de água para abastecimento público”, reforça Luiz Novo.

Vale lembrar que, nos escritórios da Emater localizados em Nerópolis e Ouro Verde, há postos permanentes montados para inscrição no Programa. O prazo tem encerramento previsto para o mês de setembro, quando será avaliada a possibilidade de prorrogação ou abertura do processo em outras cidades.

Histórico

Formalizado em junho de 2013, o Programa Produtor de Água visa garantir água em quantidade e qualidade para o abastecimento de Goiânia e Região Metropolitana, apoiando, orientando e certificando projetos que reduzam a erosão e o assoreamento dos mananciais, que promovam a recarga e a retenção de água no solo e protejam as nascentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here