Prefeitura realiza Festival de Teatro

0
499

A8 01

A comemoração do aniversário de 108 anos de Anápolis está sendo acompanhando por uma extensa agenda cultural da cidade inclui várias apresentações, como concursos, teatro, musicais, dentre outros. Durante este mês as opções de lazer são intensificadas, dentre elas a 24ª Mostra de Teatro de Anápolis, que começa no próximo dia 21 de julho.
A Comissão de Seleção da vigésima quarta edição da Mostra de Teatro de Anápolis se reuniu na última semana para analisar as inscrições realizadas e deferiu todas elas, conforme ata publicada no Diário Oficial do Município.  O evento, uma realização da Prefeitura, por meio da Secre­taria Municipal de Cultura, integra a programação de aniversário de Anápolis. Os espetáculos vão ser apresentados no Teatro Municipal e, de forma itinerante, em diversos pontos da cidade.
Na hora da seleção, os membros da comissão se orientam por critérios pré-estabelecidos para ajudar na tarefa. Eles analisam o histórico e currículo do grupo ou da companhia, a qualidade artística do espetáculo, a qualidade literária do texto e a diversidade cultural da produção. Também são analisadas a concepção proposta da montagem, a qualificação dos artistas envolvidos e a viabilidade de execução do espetáculo.
Em relação à premiação, o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida, explica que os dez grupos ou companhias selecionados, oriundos de outras cidades brasileiras, concorrem a R$ 10 mil nas categorias de Rua e de Palco. Os grupos anapolinos selecionados recebem prêmio de participação no valor de R$ 2 mil. Sobre estes valores são deduzidos impostos, de acordo coma legislação vigente.

Outras atrações
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciên­cia, Tecnologia e Inovação, também elaborou outras programações especiais para o mês de julho na Casa Brasil. São ações em diversas áreas que vão movimentar as come­morações dos 108 anos da cidade.
Desde o início do mês, estão sendo realizadas gincanas, sessões de cinema, oficinas de zumba, origami, criação de blog, redes sociais, de produção de música eletrônica, de inglês básico e ciências, além de atividades como show de química, jogos, exposição de ciências e colônia de férias.
A Casa Brasil é um projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia, desenvolvido em todo o País, em parceria com entidades e municípios. Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o projeto leva às comunidades computadores e conectividade, além de promover ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.
A sede do projeto é um espaço público, gratuito e comunitário. A equipe do núcleo realiza palestras, cursos, oficinas, sessões de cinema, entre outros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here