Conferência Estadual da Juventude ganha apoio da Seduce

0
628

E3 01

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Secretaria de Governo oficializaram na manhã da terça-feira, 21/7, uma parceria para a realização da Conferência Estadual da Juventude (Conjuge). Raquel Teixeira e Henrique Tibúrcio se reuniram no gabinete da secretária para a assinatura do termo de adesão, que permitirá que o encontro ocorra na capital goiana nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.
Raquel lembrou que a conferência será realizada em um momento ímpar, que impõe sobre o poder público uma grande responsabilidade com as futuras gerações. “A pirâmide demográfica do país mostra que ainda temos 52% da população brasileira entre 5 e 29 anos. É a última vez que isso vai acontecer, o que significa a última chance do país para qualificar a sua força produtiva do futuro e por isso não podemos nos dar ao direito de perder essa janela de oportunidade”, frisou.
A secretária destacou que os fóruns de discussão precisam estar atentos a esse cenário e discutirem profundamente as diferentes demandas da juventude, levando em conta a diversidade sexual, religiosa, social e econômica. Para ela, esse debate está inserido em um novo projeto de país.
Raquel Teixeira aproveitou o momento para lembrar a trajetória política do governador Marconi Perillo, que ao ser eleito o governador mais novo do país, aos 35 anos, tornou-se referência para o país. “Uma pessoa que consegue ser uma grande liderança nacional com essa idade e hoje, aos 52 anos, ainda conserva o mesmo vigor de sua juventude, merece de nós esse engajamento para fazer da Con­fe­rência Estadual da Juventude uma das mais importantes do Brasil”.

Sobre o evento
A Conjuge é um preparatório para a 3ª Conferência Nacional da Juventude, que será realizada de 5 a 8 de dezembro de 2015 em Brasília, com o tema central “As Várias Formas de Mudar o Brasil”. O objetivo é eleger as prioridades de atuação do governo estadual através da definição de políticas públicas para a juventude goiana em 11 áreas, entre elas estão a educação, cultura, saúde, esporte e meio ambiente. A terceira edição do evento também reunirá subsídios para compor o Estatuto da Juventude, que será apresentado ao governador Marconi Perillo para análise e aprovação.
“O apoio da Seduce vai nos permitir ampliar de forma grandiosa a abrangência das discussões e da reflexão acerca da realidade da juventude goiana e suas demandas. Por meio do envolvimento das 40 regionais de ensino, trabalhamos com a perspectiva de chegar aos jovens de todo o Estado”, disse Tibúrcio. De acordo com ele, o resultado das discussões permitirá a elaboração de políticas públicas efetivas que atendam aos anseios da população de 15 a 29 anos.
Além da secretária Raquel Teixeira e de Henrique Tibúrcio, a solenidade de assinatura do termo de adesão reuniu os superintendentes Wisley Pereira (Ensino Médio) e Maurício Roriz (Desporto Educacional); procurador Anderson Máximo (Advocacia Setorial); técnicos das superintendências de Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduce; presidente do Conselho Estadual da Juventude, Jocelino Antônio Laranjeiras Neto; e superintendente estadual da Juventude, Leonardo Felipe Marques (Seduce).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here