Bons números da SED deverão ajudar José Eliton em 2018

0
669

A6 02Os bons números apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no primeiro semestre e a expectativa de manutenção desta agenda positiva, somada à articulação política realizada pelo secretário José Eliton (PP) na pasta, serão primordiais na estratégia de viabilização do nome do vice-governador como candidato da base aliada em 2018, segundo avaliam governistas. “O fortalecimento do PP, que tem conseguido a filiação de nomes no interior do Estado, como do prefeito de Goiatuba, Fernando Vasconcelos (ex-PMDB, a caminho do PP), que esteve na Rússia com ele, demonstra que Eliton está articulando cada vez melhor. Além disso, poderá utilizar os números da SED para passar a imagem de bom gestor, na substituição de Marconi Perillo”, avalia um deputado federal da base. A SED já apresentou bons números desde o ano passado e neste ano tem apresentado saldos positivos recordes, mesmo em meio à crise econômica.


“Vejo com bons olhos a possibilidade
de diálogo entre FHC e Lula”

 

Edinho Silva, chefe da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto;


Acertado
Palacianos afirmam que já há algumas semanas o governador Marconi Perillo (PSDB) se definiu oficialmente pelo nome de Jayme Rincón (PSDB) como o candidato tucano à prefeitura de Goiânia em 2016. E mandou avisar aos concorrentes.

Nomes
Com isso, clareia-se cada vez mais o quadro de candidatos à prefeitura no ano que vem: Iris Rezende, pelo PMDB; Rincón pelo PSDB; Vanderlan Cardoso pelo PSB, Adriana Accorsi, pelo PT e um último nome pelo PSD, que está entre Francisco Jr. e Virmondes Cruvinel.

 

Viabilizaram
Apesar de ainda discutirem sobre a aliança, fica cada vez mais claro que PMDB e PT não seguirão juntos, ao menos na capital. Com isso, aumentou a publicidade em torno do nome de Adriana nas últimas pílulas televisivas do PT.

Desafio
Com a definição do nome de Jayme Rincón na disputa em Goiânia, o grande desafio do PSDB, agora, será de convencer os partidos da base aliada para que se unam em torno de sua candidatura, principalmente o PSD, que dá mostras que não recuará em sua postulação.

Projeto
Além disso, o PSDB já marcou para agosto reuniões com dois deputados federais tucanos – Delegado Waldir e Fábio Sousa. Na pauta? Convencê-los a disputar a prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2016. Perda de tempo, segundo alguns aliados…

Aberto
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Hélio (DEM) em entrevista à Rádio 730, afirmou que a Alego é a mais aberta ao público em Goiás. “Lá não há catracas. Qualquer um pode entrar e se manifestar”, disse.

Provocação?
O único prédio de poder público, fora os do Poder Judiciário, que possui catraca é o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede administrativa do governo estadual. O Paço Municipal, a Câmara de Goiânia e a Assembleia não possuem.
Sem pressa
A secretária de Educação, Esportes e Lazer, Raquel Teixeira, disse, no lançamento do Fica 2015, realizado na última semana, que a implantação de OSs na pasta de Educação será gradual e sem atropelos, avaliando cada caso e sobre a necessidade de implantação em cada escola.

Resposta
A fala da secretária se contrapôs ao que vinha dizendo o secretário extraordinário Antônio Faleiros (PSDB), que vem constantemente afirmando, em várias entrevistas, que esperava que em 2016 todas as escolas estaduais de Goiás estivessem sob o comando de OSs.

Cobrança
A Associação Goiana dos Municípios irá entrar com uma ação para cobrar dados da Celg para a realização de uma auditoria própria da entidade em torno do não repasse de ICMS da antiga estatal para o Estado. A Associação não gostou muito da auditoria interna realizada pela própria Celg.

Poluição visual
A Amma intensificou, na última semana, a retirada de outdoors irregulares em vários pontos da capital. A ideia da secretaria é reduzir o máximo a poluição visual da cidade, além de punir, com multa, as empresas que descumprem a legislação.

Defindo
O atual prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura (PSDB), não irá mesmo concorrer à reeleição. O candidato do grupo será o atual vice Robson Tavares (DEM). A oposição deverá ir com o ex-prefeito Gilberto Naves  (PMDB) ou o deputado Renato de Castro (PT).


Rápidas

 

 

A Federação Goiana de Municípios (FGM) está mobilizando os municípios goianos para participarem do encontro de prefeitos e entidades municipalistas em Brasília, no próximo dia 5. O encontro será organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A entidade reivindica o cumprimento do acordo firmado em 2014 que garantia o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Vamos pressionar deputados federais e senadores para que este aporte aconteça”, disse o presidente da FGM, Divino Alexandre.
Com o fim do mês de julho, termina também a alta temporada do Rio Araguaia, período turístico consolidado do calendário goiano. A tradicional Banda Realce foi uma das atrações que animou os turistas em Luís Alves, distrito de São Miguel do Araguaia.

Cogita-se, nos bastidores da Câmara, que o radialista Jorge Kajuru (PRP), poderá disputar uma cadeira como vereador em Goiânia no ano que vem. Não seria por vontade própria, mas sim para fortalecer o PRP na capital, pois poderia levar consigo de dois a três nomes.


De volta
Após visita ao Vaticano, o prefeito Paulo Garcia (PT-foto) retorna ao Paço na segunda, 27, quando receberá o bastão do vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB), que reavivou a Frente de Serviço da prefeitura, com ações na região sudeste da capital.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here