A sustentabili­dade em discussão

0
790

A 8 - Goiania

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, participou na última quarta, 22, no Vaticano, do segundo e último dia de debates sobre sustentabilidade e políticas de combate ao escravismo. Ele é um dos integrantes do grupo de gestores municipais que estão, a convite do Papa Francisco, discutindo as propostas da Encíclica “Laudato Si”, lançada no dia 18 de junho. No documento, o papa defende ações imediatas em atenção ao meio ambiente e traz para o debate ações locais e a necessidade de postura urgente para salvar o planeta.
O simpósio de quarta-feira abordou maneiras para as cidades abraçarem e implementarem a nova agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – do desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Os gestores compartilharam as suas experiências administrativas.  O prefeito de Roma, Ignazio Marino, relatou como a cidade combate a exploração humana e como vive com a degradação ao meio ambiente. O prefeito de Nova Iorque, Bill De Blasio, contou como reduz a emissão de gás carbônico.
Em conversa com líderes de outras cidades, Paulo Garcia falou sobre os investimentos de Goiânia para a sustentabilidade e combate à destruição do meio ambiente e garantiu que vai intensificar a implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade, tema abordado também pelo prefeito de Bogotá, Gustavo Petro. E sobre o cuidado ao promover ações que priorizam o ciclista, o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), coordenador da Unidade Executora de Projetos Especiais da prefeitura e ex-secretário municipal de Desen­volvimento Urbano Sustentável, Nelcivone Melo, destaca projetos em andamento no município. “A prefeitura trabalha, atualmente, na implantação de ciclovias nos corredores de ônibus e na área que abrange o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Até outubro de 2016, a administração entregará 15 quilômetros de ciclovia do Puama e 30 quilômetros de ciclovia dos Corredores Univer­sitário, T-63 e T-7, trecho que fará a conexão entre as três vias”.
Além desses projetos que são executados pela Adminis­tração Municipal, Nelcivone ainda cita um benefício nesta área que será entregue já neste domingo, dia 26, resultado da solicitação feita pelo grupo de cicloativistas que se reuniu com o prefeito no mês de abri deste ano. “Entregaremos à população as ciclofaixas de lazer, localizadas em torno dos parques Areião e Vaca Brava. Elas interligarão os dois parques e funcionarão aos domingos e feriados”, disse Nelcivone Melo, complementando ainda que a Prefeitura de Goiânia também prevê a implantação de 70 quilô­metros de ciclorrotas pela cidade.
O prefeito de Goiânia fez um balanço mais do que positivo dos debates e emocionou-se ao ver e ouvir o Papa Francisco nesta terça-feira, primeiro dia do encontro. “O Papa conclama a todos à tomada de posição emergencial para que os gestores locais repensem suas funções. O papel dos municípios é tomar uma posição concreta e objetiva para a criação de uma pauta sustentável permanente”, disse.
A capital goiana ser inserida num encontro tão importante é, para Paulo Garcia, sinal de que a administração está no caminho certo. “Em Goiânia, a sustentabilidade já é tema do plano de governo desde 2012. A preocupação sempre foi na preservação das nossas riquezas ambientais e, principalmente, na promoção da qualidade de vida de cada homem e de cada mulher que vive nessa cidade”, afirmou.
Na oportunidade, Paulo Garcia também ressaltou o Puama. “Hoje, nós estamos em plena execução do Puama, um programa que requalifica mais de 130 bairros da nossa cidade. Há, no programa, execução de equipamentos sociais na área da saúde, assistência social, educação, com parques de vizinhança, que serão ambientes de convivência e onde as pessoas serão acolhidas na prática de esporte. A proposta que está sendo executada prevê uma recuperação total de leitos hídricos, com prevenção de erosão, com enrocamento, com gabião, novas vias, enfim, é promoção de qualidade de vida”, explicou o prefeito.
“Estamos também investindo na Mobilidade, com ações do BRT, na Marginal Cascavel, Marginal Botafogo, além da construção de ciclovias, que têm recebido atenção especial. O meu propósito, e já estamos fazendo, é entregar a cidade com 140 quilômetros de ciclovias”, garantiu.

Educação
Paulo Garcia citou também outras ações que estão sendo realizadas na cidade. “Na área da Educação, já criamos 11 mil novas vagas nos Cmeis e vamos encerrar a administração sem nenhuma criança fora da escola. Na saúde, inauguramos 19 unidades novas só no meu mandato. A UPA da região Noroeste, no Jardim Curitiba, está na fase de acabamento, assim como os postos de Saúde da Vila Redenção e do Urias Magalhães. Outras duas unidades de Saúde estão sendo construídas, já em fase adiantada, uma no Conjunto Rodoviá­rio e outra no Bairro São Francisco. Vou assinar a ordem de serviço para a Maternidade Oeste, no mesmo perfil da Maternidade Dona Iris, que foi construído totalmente na minha administração”,  pontuou.
“Esses são alguns exemplos de ações que estamos realizando e que têm sido avaliadas com bons olhos pela comunidade internacional. O Papa Francis­co, esse homem único de extrema importância para toda a humanidade, olha para Goiânia e vê que, com todo o esforço, nós estamos aqui produzindo avanços no sentido da promoção do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida, de cuidar bem do homem e da mulher”,  concluiu o prefeito.
Participaram do evento no Vaticano, 65 prefeitos de cidades como Nova Iorque, Roma, Paris, Estocolmo, Madri, Milão, São Francisco, Joanesburgo, Oslo, Bogotá, Cidade do México e outras. A delegação brasileira é composta por sete gestores municipais, entre eles, além do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; Márcio Lacerda, de Belo Horizonte; Fernando Haddad, de São Paulo; José Fortunatti, de Porto Alegre; Gustavo Fruet, Curitiba; ACM Neto, de Salvador; e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro. Em carta, os sete gestores declararam afinidade com os princípios enunciados na Encíclica Papal e compromisso em atuar na busca por melhores condições de vida para todos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here