Novo grupo se apresenta para eleição na OAB/TO

0
642

OAB Marcelo WalaceErcilioJuvenal Glauber e Paulo Roberto

Marcelo Walace, Ercílio Bezerra ,Juvenal Kleiber e Paulo Roberto são pré-candidatos para Seccional da OAB Tocantins e selaram acordo  que vão caminhar juntos buscando melhorias em defesa da  classe dos Advogados.

Um Grupo de exatamente 73 advogados da Capital e do Interior se reuniu no dia 29 de agosto no salão de eventos do Hotel Rio Sono e se manifestaram pela democracia e fortalecimento OAB, haja vista o lançamento precoce de três chapas para as eleições que acontecerão na segunda quinzena de novembro para composição das novas diretorias das 13 Subseções (Alvorada, Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Natividade do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga do Tocantins e Tocantinópolis) e da Seccional OAB Tocantins.

“ Agora seremos um grupo fator de multiplicação da Democracia em todo o Tocantins por uma OAB independente e defensora de todos os direitos constitucionais. Somos a guardiã da Constituição brasileira”. É a obsessão do grupo , afirmando que tem que acolher ideias novas , competitivas e produtivas para o crescimento contínuo do Advogado.

Durante o encontro que teve como tema a discussão das reais funções da Ordem dos Advogados do Brasil, envolvendo desde a provocação de mudanças estatutárias da OAB nacional, mercado de trabalho para os Jovens Advogados, uma maior participação na Mulher Advogada, vigilância constante das prerrogativas do advogado, agilidade nos processos perante o poder judiciário estadual e federal no Tocantins e o rompimento do silêncio da OAB Tocantins diante de fatos relevantes de interesse da sociedade, colocando, por exemplo, os  aumentos do IPTU de Palmas , quando na época nada foi feito, enquanto outros locais no Brasil, a exemplo de São Paulo,foi barrado com Ação de Inconstitucionalidade, os advogados presentes criaram o coro da Democracia na entidade, sem ingerência de grupos políticos e mais atentos aos interesses da classe.

OAB calada

“A OAB do Tocantins nos últimos anos perdeu grandes oportunidades de ser protagonista defendendo temas importantes a nível estadual e nacional. Esse alerta fica não somente para o Tocantins, mas também para  a Ordem Nacional”.

Ficou claro durante o encontro a insatisfação com a inercia e o  desprezo da OAB quanto seu papel junto ao Advogado e o social. “Parece que somos serventuários do poder”, disse um Advogado, enquanto o tema maior é que a OAB seja a protagonista da defesa dos interesses dos advogados e da sociedade.

Durante o debate, para evitar qualquer especulação de fechamento de grupo sem dar oportunidades para aqueles que pretendem participar da nova eleição da Seccional OAB, que inicia o processo eleitoral em 15 de agosto, quatro advogados, entre eles, Paulo Roberto, Marcelo Walace, Juvenal Kleiber e Ercílio Bezerra se pronunciaram como pré-candidatos, deixando a porta aberta para outros, enfim selaram um acordo diante a classe que o escolhido terá apoio dos outros, além de se manifestarem aberto a composição com outros grupos, desde que sejam comprometidos com a discussão da melhoria e do fortalecimento da OAB.

Eleições para 13 Subseções e Seccional OAB

Os quatros advogados que se manifestaram pela candidatura dentro desse grupo se comprometeram em consultar as bases nas Subseções do Interior do Estado, num total de 13, para logo após definirem quem na realidade será o candidato mais competitivo e de maior potencial para encabeçar a chapa da Seccional da OAB Tocantins para as eleições na segunda quinzena de novembro, além das outras 13 Subseções.

“Nós vamos consultar as lideranças que estão assistindo todo esse cenário nos escritórios de advogados, na Advocacia Pública, com o Advogado Jovem, e a Mulher Advogada.” Esse é o posicionamento dos quatros pré-candidatos, afinados num coro só.

Campanha velada

Os outros pré-candidatos para a Seccional da OAB Tocantins que já estão com campanha velada pelo Tocantins, entre eles estão o Conselheiro Federal Gedeon Pitaluga, e os advogados Walter Ohofugi e Ester Nogueira, esta última apoiada pelo atual presidente Epitácio Brandão.

Agora entrou mais um grupo que promete as mudanças que a classe de advogados precisam para ter sustentação profissional. ” Queremos a democracia e o debate dentro da OAB”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here