Prefeitura lança #DomingoNoCentro

0
568

A8 - goiania - avenida goias

Seguindo pauta sustentável mantida pela gestão municipal, o prefeito Paulo Garcia abre uma das principais vias do centro de Goiânia à população. Aos domingos, goianienses poderão ocupar a Avenida Goiás das 7h às 16h para lazer, prática esportiva e eventos culturais. O #DomingoNoCentro será lançado neste Dia dos Pais, domingo, 9, às 8h30, com ações pensadas especialmente para integrar a população aos bens públicos. A concentração será no Coreto da Avenida Goiás.
Segundo o prefeito, a atividade é uma oportunidade para que todos usem a rua como uma nova alternativa de lazer, se apropriem dos espaços públicos e aproveitem a cidade. “Nós vamos devolver a Avenida Goiás para que as pessoas possam, junto com suas famílias, caminhar, andar de bicicleta, de patins, de skate, visualizar cultura, arte”, diz.
As agências Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) e de Meio Ambiente (Amma) e secretarias Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), de Cultura (Secult) e de Educação e Esporte (SMEE) ficarão responsáveis por levar ações aos visitantes da Avenida Goiás.

Cultura
Para movimentar o #DomingoNoCentro, a Secult promoverá apresentações artísticas, atividades de incentivo à leitura, batalha musical com a participação do público e um sarau ambulante pelos ônibus declamando poesias, além de shows musicais.
O Projeto Achei um Livro terá início às 9 horas com concentração inicial no Grande Hotel. Cerca de 4 mil livros de diversos gêneros serão “esquecidos” em bancos de praças, calçadas, ponto de ônibus, portas de igrejas e até mesmo próximo a algumas árvores por todo o Centro de Goiânia. Quem achar o livro é seu novo dono.
A partir das 15h acontece a batalha de MCs. Dois rappers fazem Freestyle (improvisação de rimas) e o público decide o vencedor. Quem quiser participar pode se inscrever minutos antes do início da competição. O vencedor ganha como premiação um KIT de Livros. Além das Batalhas, acontece pocket show de RAP com o grupo de MCs Sã-Consciência e Cria D’ Rua.
Mais uma edição do projeto Literatura no Eixo acontecerá às 16h. O sarau de artes integradas ambulante viaja dentro do Eixo Anhanguera compartilhando declamação de poesia, apresentações musicais, performances interativas e distribuindo livros literários aos passageiros.

Trânsito e Transporte
A Avenida Goiás estará fechada para o tráfego de veículos do anel interno da Praça Cívica até a Rua 4. Os acessos à Avenida pelas Ruas 1 e 2 estarão interditados parcialmente no período da atividade, permitindo passagem somente a moradores. Ruas 3 e 4 mantêm fluxo normal, assim como a Avenida Anhanguera e seus cruzamentos.
Todos os locais estarão devidamente sinalizados com faixas informativas e também com cones em alguns pontos, como no cruzamento da Avenida Universitária com a Rua 82 e no anel externo da Praça Cívica, para dar maior segurança ao ciclista que utilizar a ciclovia que liga o Setor Universitário ao Centro. Agentes de trânsito também estarão presentes para orientar condutores, pedestres e monitorar o tráfego na região.
As nove linhas que circulam na via serão deslocadas do eixo da Avenida Goiás para as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins e trafegarão pelo anel externo da Praça Cívica, conforme as rotas e sentidos dos percursos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here