Seduce recebe visita técnica de superintendentes da Educação de Mato Grosso

0
624

E10 01

A Secretaria de Edu­ca­ção, Cultura e Esporte (Seduce) recebeu na sexta-feira, 7/8, a visita de uma equipe de superintendentes da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. A comitiva esteve na sede da Seduce para conhecer de perto todos os avanços e experiências positivas que levaram a rede pública de Goiás ao 1º lugar no Ideb do Ensino Médio e ao 2º lugar do Ensino Fundamental.
A primeira parte da visita técnica foi liderada pela secretária Raquel Teixeira, que recepcionou os visitantes fazendo a apresentação recíproca das equipes dos dois Estados. Em seguida, ela fez uma explanação do perfil da rede pública de educação de Goiás, auxiliada pelos superintendentes Marcos das Neves, Ivo César e Marcelo Jerônimo.
Um dos assuntos que chamou a atenção da equipe mato-grossense foi o funcionamento eficiente da re­de educacional por meio das subsecretarias, tutoria pedagógica e coordenação pedagógica nas escolas; do processo de meritocracia. Também tiveram destaque a capacitação da função de subsecretário regional, recentemente implantado por Ra­quel Teixeira, e a profissionalização continuada dos profissionais da Seduce.
Para a superintendente de Educação Básica de Mato Grosso, Márcia Cristina Faria de Carvalho, essa visita é extremamente importante para conhecer formatos e experiências diferentes que estão dando certo. “Viemos trocar de experiências e de saberes porque acreditamos que sempre é possível fazer mais e melhor quando ampliamos nossos horizontes e fontes de conhecimento”.
A delegação de Mato Grosso veio formada ainda pelo superintendente de Formação Continuada, Otair Rodrigues, superintendente de Gestão Escolar, Neuza Evangelista, e pelo assessor de Educação Integral, Alfredo Tomoo Ojima.

Visitas
O intercâmbio contou no período da tarde com uma visita ao Colégio Estadual de Ensino Médio Integral Cecília Meirelles, em Aparecida de Goiânia, e um encontro no auditório da Seduce no Setor Vila Nova, onde os superintendentes locais realizaram palestras, cada um em sua área de atuação.
A abertura das palestras ficou a cargo do superintendente Execu­tivo de Educação, Marcos das Neves. Também participaram os superintendentes de Acom­panhamento dos Programas Institucionais, Ralph Rangel; do Ensino Fundamental, Talles Maz­zo­ccante e gerente de Educação Integral, Márcia Antunes; do Ensino Médio, Wisley João Perei­ra; e de Inteligência Pedagógica e Formação, Marcelo.


Prêmios Professores do Brasil e de Gestão Escolar

Com o intuito de contribuir para o avanço na qualificação do ensino público e com foco especial na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a valorização dos profissionais do magistério da educação básica, o Ministério da Educação (MEC) se uniu ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para criar a Iniciativa Educadores do Brasil.
Esta iniciativa uniu, a partir deste ano, as duas maiores premiações na área de educação no país: Prêmio Professores do Brasil e Prêmio de Gestão Escolar. Embora integrados e com inscrições abertas até o dia 14 de setembro, os dois prêmios permanecem com focos específicos e com regras próprias de seleção. Para saber mais sobre ambos acesse o site www.educadoresdobrasil.org.br.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here