Errou quem pensou que a expulsão do empresário Júnior do Friboi traria paz e unidade ao PMDB. Após a saída do empresário, outra grande disputa se inicia nos bastidores, pelo diretório regional do partido. A renovação ocorrerá em outubro e forças políticas já se movimentam no interior colocando em clima de enfrentamento as duas principais alas do partido – a ligada ao ex-governador Iris Rezende e a do prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela. Pelos iristas, quem se movimenta é o deputado estadual e líder do partido na Assembleia José Nelto. O parlamentar tem tido uma agenda pesada de visitas no interior, além da preferência de Iris. Nelto também possui a simpatia de toda a bancada do PMDB no legislativo goiano (com exceção de Paulo Cézar Martins). Por sua vez, pelos maguitistas, o deputado federal Daniel Vilela também trabalha para obter o posto número um do partido no Estado. Apesar de não ter tido a frequência de Nelto no interior, Daniel também se movimenta muito. Peemedebistas dizem que hoje José Nelto estaria um pouco na frente pela presdência, mas Daniel também tem boas chances. A disputa, certamente, movimentará intensamente o partido nos próximos dois meses.
“Acho que ele não vai encontrar um companheiro político leal como eu”
Misael Oliveira (PDT indo para o PSDB) em relação a Vanderlan Cardoso (PSB), em entrevista à Rádio 730;
Qual lado?
Apesar de ter sido eleito com apoio total de Iris Rezende, nos bastidores comenta-se que ninguém sabe quem o atual presidente Samuel Belchior apoiará para a sua sucessão. Apesar de irista, Belchior tem ótima convivência com os Vilelas.
Sumido
Aliás, quando questionado sobre Samuel Belchior, poucos sabem o paradeiro do presidente. As informações são de que ele viajou de férias em julho, mas ainda não retornou às atividades.
Â
Guerra médica
Duas cidades na região central do Estado – Ceres e Goianésia – duelaram muito tempo por uma faculdade de medicina para seus municípios. No fim, tudo indica que as duas cidades terão os cursos.
Promessa
Levar o curso de medicina para suas cidades foi compromisso de campanha dos prefeitos Jalles Fontoura (Goianésia) e Inês Brito (Ceres). Em Goianésia, a Universidade de Rio Verde (Unirv) já realiza o primeiro vestibular de medicina. Já na cidades vizinha, o curso será ministrado pela UniEvangélica.
Dois lados
A repercussão da Operação Compadrio do Ministério Público de Goiás – que levou à prisão, na terça, 11, o diretor de Obras da Agetop José Musse e o ex-deputado Tiãozinho Costa – teve duas versões na bancada do PMDB.
Críticas e elogios
O deputado José Nelto, líder do PMDB na Assembleia, fez duras críticas à Agetop, enquanto que o ex-presidente da Câmara de Goiânia Clécio Alves (PMDB) destacou que não havia nada que poderia condenar o presidente da Agência Jayme Rincón. E mais: teceu elogios ao presidente.
No governo
O ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Virmondes Cruvinel – pai do deputado Virmondes Cruvinel Filho – foi nomeado secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Passou
O cargo seria para a esposa de Virmondes, a ex-deputada Rose Cruvinel. Ela, porém, ao saber qual cargo seria, torceu o nariz e não o quis. Sobrou para o marido, que foi nomeado há duas semanas.
Apoio forte
Flávio Buonaduce será o candidato do tradicional grupo OAB Forte à presidência da Ordem. Terá o apoio do vice-governador José Eliton (PP) para as eleições que ocorrerão em novembro. Terá a concorrência do atual presidente Enil de Souza e do oposicionista Lúcio Flávio.
Puxador de votos
O radialista e ex-candidato a deputado federal Jorge Kajuru (PRB) foi procurado pelo PMDB, que o convidou para se filiar ao partido. Kajuru anunciou esta semana que será candidato a vereador, e o PMDB espera o ter como um puxador de votos.
Na TV
A ex-deputada Iris Araújo gravará um vídeo para ir ao ar nas pílulas estaduais do PMDB. O tema será corrupção. Mas, quem viu o teor do texto garante que será light.
De volta
O jornalista Fagner Pinho volta a assinar este espaço na semana que vem, quando volta de suas merecidas férias.
Rápidas
Â
Â
Atenção, empresas! Em setembro, começará a valer a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Será uma nova regra que substituirá a Declaração de Informações Econômico-fiscais (DIPJ).
A Associação dos Magistrados
Brasileiros (AMB) lançou um painel para indicar quantos processo existem hoje no Judiciário de todo o país. O contador mostra, hoje, 105 milhões de processos.
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), será uma das autoridades homenageadas durante a visita, a capital goiana, do presidente internacional de Lions Clubes, Dr. Jitsuhiro Yamada. A solenidade de entrega de medalhas do mérito do Lions Clube ocorrerá na segunda, 17, às 20h30, no Hotel Mercure.
12 cidades goianas receberão a tocha olímpica no ano que vem, antes das Olimpíadas do Rio
Aniversário
O presidente da Ceasa Goiás,ÂÂ Edivaldo Cardoso completa mais um ano de vida neste domingo,16. Ele comemora a data com sua família. Gestor reconhecido, Edivaldo prepara o anúncio de novidades durante as comemorações do aniversário da Ceasa, que também acontece neste mês de agosto.
Novos projetos
Um culto ecumênico está marcado para esta quarta, 19, quando o presidente vai anunciar obras a serem entregues e projetos da Ceasa que prometem chamar atenção na área do meio ambiente, educação e saúde.
Â
Â
Â
Â
ÂÂ
ÂÂ