Daniel Vilela não abre mão de disputar a presidência do PMDB

0
35506
Daniel Vilela, deputado federal

A disputa pela presidência do diretório estadual do PMDB, em convenção marcada para o dia 24 de outubro, movimenta os bastidores do partido e coloca dois aliados em posição de confronto. O deputado Federal Daniel Vilela oficicalizou sua candidatura na segunda-feira, dia 21, disse que vai para o embate com o deputado estadual José Nelto e que só haverá consenso se o colega de partido desistir da disputa. Os deputados estaduais do PMDB anunciaram apoio a José Nelto, que justifica sua candidatura dizendo que Daniel será o candidato do partido ao governo do Estado em 2016 e que, por isso, presidir o diretório seria concentração de poder e excesso de tarefas. Já Daniel, que solicitou ao diretório a definição dos critérios da disputa, não nega pretensão de se candidatar a governador e é justamente por isso que quer presidir o PMDB, cargo que o faria rodar o Estado reestruturando a sigla e fortalecendo seu nome para 2016. O clima é de guerra entre os dois grupos.


“Eu considero incompatível a função de presidente do Senado com indicação de ministros”

Presidente do Senado, Renan Calhei ros (PMDB-AL) sobre a reforma ministerial discutida com a presidenta Dilma Rousseff (PT)


Festa do PSDB
Sob forte calor, cerca de três mil pessoas de diversas cidades do Estado participaram do ato de filiação do vice-governador José Eliton, de prefeitos, vices-prefeitos e lideranças políticas ao PSDB, na presença do governador Marconi Perillo e do senador Aécio Neves, prresidente nacional do partido, na quinta-feira, dia 24.

Seguidores fiéis
Vereador Tayrone Di Martino entregou ao comando do PSDB cerca de 300 fichas de filiações, além da sua, a serem abonadas pelas lideranças do partido. São todos ex-petistas que o seguiram para o ninho tucano, inclusive um padre Redentorista, chamado Wellington.


 Imagens
O painel do palanque principal, colocado atrás das autoridades, mostrava as fotos de Marconi Perillo, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e José Eliton.

Fica no DEM
Prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende, o Paulinho, recuou do propósito de trocar o DEM pelo PSDB. Questões políticas locais inviabilizam, para seu desgoto, a filiação no partido do governador Marconi Perillo.

Vai para o PSDB
Já o prefeito Misael Oliveira, de Senador Canedo, vai mesmo trocar o PDT pelo PSDB, voltando para o lado do seu mais antigo aliado, o governador Marconi Perillo. A este colunista ele disse que troca de partido esta semena.

Delação premiada
Um dos acusados na Operação Compadrio, que apura a prática de crimes contra a administração pública (Agetop), realizada por uma organização criminosa instalada em órgãos públicos do Estado de Goiás para instrumentalizar desvios de dinheiro público, teria aceitado proposta do Ministério Público de fazer delação premiada.

Pode piorar
Estaria aí o início de uma nova fase nas investigações que pode complicar a vida de pessoase que ainda não foram citadas. O foco principal da denúncia está na Agetop. Mesmo sem ser citado, Jayme Rincón, presidente da Agência, viu virar água sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia. Dizem que a delação pode piorar o que já está ruim.

Explicações
Maguito Vilela e Ozair José conversaram na semana passada sobre a decisão do vice-prefeito de se filiar ao PSDB, passando para a oposição. Ozair explicou a Maguito que sempre sonhou em ser prefeito de Aparecida e que no PMDB não  teria chances. Por isso foi para o PSDB.

Sem retaliações
Segundo Ozair José, Maguito deu a entender que aceitou as explicações naturalmente e garantiu que não haverá retaliações políticas por causa da mudança.

Pois é!
Mas parece que a copisa não é bem assim. Há quem garante que Maguito teria ficado irritado com Ozair e que vai esvaziá-lo aos poucos. Como Ozair José foi para a oposição, já tem muita gente da base de Maguito torcendo para que o prefeito peça os cargos que o vice-prefeito tem na administração

União dos vices
Ozair José disse que já conversou com Tanner de Melo (DEM) e não descarta a possibilidade de os dois estarem juntos numa chapa majoritária conta o grupo do prefeito Maguito Vilela (PMDB) em 2016. Seria a vingança dos vices?

Mais prefeitos
O PSDB passou a ser o partido com mais prefeituras no Estado de Goiás depois das filiações realizadas na última quinta-feira, dia 24, abonadas pelo governador Marconi Perillo e pelo senador Aécio Neves, presidente nacional da sigla. Com os 14 prefeitos que se filiaram naquela data, o PSDB passa a ter 81 dos 246  municípios goianos administrados por tucanos.

Preferida de Iris
A deputada Adriana Accorsi (PT) é a preferida de Iris Rezende (PMDB) para compor chapa com ele na disputa pela prefeitua de Goiânia no ano que vem. Foi assim com Paulo Garcia (PT), em 2008. Deu no que deu.

Nos EUA
Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia viajou neste domingo, dia 27, para Washington, nos Estados Unidos, a convitre do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para participar de debate sobre o progresso alcançado durante os primeiros cinco anos da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), da qual Goiânia faz parte desde 2011.


Rápidas

Enquanto Daniel Vilela e José Nelto travam guerra pelo comando do PMDB, quem ainda manda no partido permanece em silêncio. Iris Rezende está calado e se mantém distante do processo, por enquanto.

No embate entre Iris Rezende e Júnior Friboi pela candidatura a governador em 2014, Daniel Vilela ficou com Friboi. Apesar da velha amizade que tem com Maguito Vilela, o nome a ser apoiado por Iris não deve ser o de Daniel.

Nailton de Oliveira teria ensaiado candidatura à presidência do PMDB de Goiás, mas teria desistido quando Iris Rezende o proibiu de pedir apoio utilizando seu nome como se o ex-prefeito estivesse com ele no projeto.

Sandro Mabel abriu mão de sua candidatura à presidência do PMDB, mas pode ser o tertius da disputa caso Iris Rezende resolva apoiar José Nelto, fortalecendo seu nome, na guerra com Daniel Vilela pelo controle do partido no Estado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here