Paulo Garcia viaja aos EUA

0
1220
Prefeito Paulo Garcia: cidades emergentes e sustentáveis

Prefeito participa de discussões sobre desenvolvimento e compartilhamento de soluções inovadoras para melhorar a vida nas cidades

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, viajou neste domiongo, dia 27, e participa nesta semana semana de uma série de reuniões e eventos em Washington, nos Estados Unidos, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os encontros serão dedicados à reflexão sobre o progresso alcançado durante os primeiros cinco anos da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), da qual Goiânia faz parte desde 2011. A capital foi a primeira cidade brasileira a integrar a ICES, quando o BID escolheu cinco cidades piloto para desenvolver a plataforma.
Representantes das 55 cidades de vários países que integram a ICES participarão da conferência com tema “A Semana Cidades: como melhorar a vida nas cidades através da inovação?”.
Segundo o prefeito, o convite do BIB “é uma consequência extremamente interessante da primeira reunião que aconteceu há poucos meses no Vaticano a convite do papa Francisco, também consequência do processo de inserção de Goiânia no projeto de desenvolvimento sustentável”. Paulo Garcia conta que no portal do BID na internet o Projeto Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é destaque. “Para eles é um projeto extremamente valioso, que serve como exemplo para outras cidades do mundo que desenvolvem a sustentabilidade”, explica o prefeito acrescentando que o Puama representa o avanço com os cuidados ambientais, requalificação urbana, promoção de qualidade de vida e de um ambiente socialmente mais justo.
Durante o evento, Paulo Garcia e o coordenador do Puama, Nelcivone Melo, participarão de reuniões com empresas convidadas para apresentar produtos e projetos inovadores para a sustentabilidade, a qualidade de vida, a inclusão e a produtividade nas cidades. Paulo Garcia participará também de evento com o Fórum de Prefeitos da América Latina e Caribe 2015, que irá apresentar os resultados dos primeiros cinco anos da ICES, a plataforma de informações e os passos futuros. Na oportunidade, o prefeito goianiense entregará documento sobre a evolução das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns ao presidente do BID, Luís Alberto Moreno, já que as obras são  financiadas pelo Banco.
Os Estados Unidos são hoje palco de debates sobre questões de sustentabilidade. Nesta sexta-feira, a Presidente Dilma Rousseff viajou para Nova York para discutir o clima na Organização das Nações Unidas (ONU). O Papa Francisco também está no país e participa de discussões sobre o meio ambiente.

Goiânia na ICES
Em 2011, o projeto piloto foi implementado em cinco cidades da América Latina e Caribe, entre elas, Goiânia, com o objetivo de criar uma plataforma para a introdução do conceito de sustentabilidade na gestão municipal em localidades que apresentassem crescimento econômico e populacional e incremento no índice de desenvolvimento humano.
Na capital goiana, o projeto permitiu identificar as demandas por investimento nas áreas de mobilidade urbana, segurança, gestão e meio ambiente. Foi elaborado o Plano de Ação Goiânia Cidade Sustentável, visando assegurar a excelência dos serviços públicos prestados ao cidadão.

Macambira Anicuns
O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o BID. O objetivo do programa é contribuir na solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano (especialmente das margens dos cursos de água) e estimular a participação dos cidadãos (individual e coletiva) no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade. Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa por meio das intervenções de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados em sua área de abrangência.
Dentro das comemorações dos 82 anos da capital, o prefeito Paulo Garcia entregará as primeiras obras do programa: o Parque de Vizinhança 2 (PV-2), que abrigará a primeira quadra de tênis pública de Goiânia, uma quadra de vôlei, duas de peteca, duas poliesportivas e uma pista de Skate; o Parque Ambiental Macambira (PAM), com 25,5 hectares de extensão planejada no Setor Faiçalville; obras de proteção de margens em trechos do Córrego Macambira e Buritis; e a implantação das Avenidas Trieste e Parque, que ligarão o Setor Novo Horizonte ao Setor Village Veneza e darão maior fluidez ao trânsito da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here