Escolas reformadas: bem-estar garantido

0
1106
Rampas foram construídas para melhorar a acessibilidade nas escolas

Obras que reestruturaram salas e ambientes pedagógicos trouxeram satisfação às comunidades e mais espaço para alunos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SME), inaugurou na última semana de setembro a reforma geral das escolas municipais Lions Clube Bandeirantes e Maria Cândida Figueiredo, localizadas no Bairro Goiá e Vila Pedroso. Cerca de 1400 alunos que estudam nas instituições são beneficiados com a reestruturação das unidades de ensino.
No total, foram investidos R$ 1,770 milhão nas duas obras iniciadas em 2014 e concluídas em setembro de 2015. Realizadas como manutenção corretiva, as reformas foram executadas com o objetivo de restabelecer as condições de funcionalidades adequadas aos alunos e profissionais da Educação e integram o Programa de Manutenção da SME.
Intervenções necessárias também foram realizadas em atendimento às exigências da vigilância sanitária e às normas de acessibilidade. A secretária de Educação e Esporte de Goiânia, Neyde Aparecida, cita alguns dos serviços prestados:
“Colocamos novas instalações elétricas, troca de telhados, novos banheiros e cozinhas. Repintamos as unidades, fizemos rampas de acesso, esquadrias mais modernas e reparos em quadra de esporte. Tudo isso para melhorar a qualidade das estruturas e, consequentemente, o bem-estar dos nossos educandos e profissionais”.
A Escola Municipal Lions Clube Bandeirante atende 940 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). A unidade possui 13 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, quadra poliesportiva, sala de recursos multifuncionais, pátio, banheiros para funcionários e alunos, sala de estudo e convivência dos profissionais e bloco administrativo (coordenação, secretaria, refeitório, cozinha, depósito, almoxarifado, área de serviço).
O prefeito em exercício, Anselmo Pereira, parabenizou os representantes do Lions Clube Goiânia durante a inauguração.
“O Lions ergueu as primeiras salas de aula aqui em ritmo de mutirão, quando a região não era sequer regularizada. Hoje, a escola é totalmente digna dos alunos do Bairro Goiá e adjacências. A reforma é um esforço para trazer os benefícios à comunidade, principalmente na Educação”, destacou.

Nas duas escolas foi realizada manutenção corretiva, ação que reflete diretamente no bem-estar dos alunos e professores
Nas duas escolas foi realizada manutenção corretiva, ação que reflete diretamente no bem-estar dos alunos e professores

O diretor da escola, Sebastião Ferreira do Carmo, relata a satisfação com a reforma.
“Temos muitos motivos para comemorar, pois a revitalização da instituição foi uma semente plantada lá atrás e hoje colhemos frutos. Desde que foi construída, início da década de 80, nunca tinha passado por uma reforma dessa proporção. São benefícios enormes que trouxeram mais espaço para os alunos se locomoverem, uma cozinha novinha e com todos os utensílios necessários. Realmente, muito bom!” comemora.
Neles Nogueira de Souza, 56 anos, é avô de Gustavo Daniel de Souza e Cainan Felix de Souza, alunos do quinto e sétimo anos da escola, também relata sua satisfação com a reforma.
“A instituição faz parte da minha história, pois meus três filhos estudaram aqui e agora meus netos. Estou muito feliz com a reforma e posso afirmar que hoje é a melhor escola do município de Goiânia. Conversei com pais e eles estão muito satisfeitos”, destaca.
A aluna Natallya Cristina Santos, 14 anos, estudante do 9° ano, ressaltou como é bom estudar em um ambiente novo.
“Antes, não tinha nada adequado, os banheiros eram ruins, a quadra desgastada. Hoje, dá gosto estudar aqui, dá mais ânimo com as salas de aulas novas e um ambiente com mais cor. Sem dúvida é outra escola”, confirma.
Para o professor pedagogo da sala de Recursos Multifuncionais, Roni Soares, a construção da sala voltada aos educandos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado amplia o trabalho realizado.
“Os alunos recebem atenção especial no contraturno escolar, duas vezes na semana, onde são desenvolvidas habilidades como motricidade, concentração, lateralidade e memória”, destaca.

Apresentações culturais foram destaque durante inaugurações
Apresentações culturais foram destaque durante inaugurações

Após reforma, alunos estão “encantados” com a escola

Reforma da Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo beneficia 450 alunos: “É um verdadeiro presente para nós”, diz diretora
Reforma da Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo beneficia 450 alunos: “É um verdadeiro presente para nós”, diz diretora

A Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo, localizada na Vila Pedroso, possui 640 metros quadrados de área construída, oito salas de aula, sala de informática, sala de leitura, sala de professores, banheiros acessíveis e sala de recursos multifuncionais.
Rita de Cássia Vargas da Silva, diretora da unidade escolar, contou que os alunos estão encantados com a “nova” escola.
“Nossa instituição precisava passar por isso, e nós não sabemos nem como agradecer a Prefeitura, é um verdadeiro presente para nós, para a comunidade”, afirma.
O evento de inauguração contou com apresentações culturais dos alunos, que abordaram parte da história do Brasil ao utilizar danças nativas, portuguesa e africana. Para a educanda Taís da Costa Santos, 12 anos, participar do momento na escola e poder integrar o grupo de dança ajudam em sua formação.
“Estou feliz em ter a experiência de fazer parte da mudança da escola e sei que estou aprendendo com tudo isso. Todos os meus colegas estão bem animados porque agora teremos mais espaço para nossas atividades”, destaca.
“Várias unidades educacionais receberam intervenções estruturais este ano na rede municipal. A Escola Maria Cândida Figueiredo teve modificações significativas como troca da estrutura do telhado, mudança de todo piso e implantação de equipamentos de acessibilidade. Tudo isso com o foco no processo educativo, pois o espaço que dá dignidade aos educandos e aos profissionais da educação, proporciona um melhor ambiente para a aprendizagem”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida.
De acordo com Anselmo Pereira, a obra amplia as oportunidades da população e confirma a proposta de governo do prefeito Paulo Garcia.
“A materialização desta obra caracteriza o compromisso do prefeito e da Secretaria de Educação com a formação de qualidade das nossas crianças e adolescentes. Isto proporciona, com o passar do tempo, a melhoria de vida de toda a população”, afirmou o prefeito em exercício.


Parceria com Lions

Momento festivo marcou a inauguração do Lions Clube Bandeirantes
Momento festivo marcou a inauguração do Lions Clube Bandeirantes

A Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes foi fundada em 1971 pela entidade Lions Clube Internacional com turmas de primeira a quarta série. Em 1978, a entidade realizou convênio com a Prefeitura de Goiânia, passando totalmente a responsabilidade da unidade para o município em 2002. Desde 1981, iniciou suas atividades no prédio atual. O associado Tadeu Nóbrega confirmou a volta da parceria com a instituição após a reforma.
“Estamos retomando o trabalho com um projeto de apoio à escola, no que for necessário, seja no social, na integração com a comunidade e na formação. Nosso objetivo é cumprir uma função e servir da forma que a comunidade precisa, concretizando os anseios desses moradores e alunos”, destaca.

Reformas na rede
Além da obra executada na escola do Bairro Goiá e Vila Pedroso, foram concluídas reformas em mais 17 unidades educacionais da rede municipal, nos meses de agosto e setembro. No total, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 5 milhões na manutenção e recuperação das unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here