Jovens cientistas tocantinenses estarão na principal feira de ciência e tecnologia da América do Sul

0
820
Feira tecnologia

Jovens cientistas do Tocantins estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Alunos da capital Palmas e de Paraíso do Tocantins apresentarão suas pesquisas na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com representantes de 19 países.

São três trabalhos do estado na Mostratec. Dois deles da capital Palmas, do Instituto Federal do Tocantins. Quantificação de energia UV é o projeto dos alunos Marcos Vinícius Aires Ferreira, Maurício de Sousa Carvalho e Richardson Santiago Teles de Menezes. Orientados pelo professor Valcir Ferreira Victor, eles desenvolveram uma pesquisa para programar equipamentos simples para quantificar energia dos raios ultravioletas (UV), de acordo com os padrões internacionais do índice UV. Já os alunos Kaike Castro Carvalho, Luiz Felipe Santana de Araújo Souza e Rafael Silva Victor apresentam na feira o Sistema de automação residencial remoto. Os jovens criaram uma tomada que utiliza um método de comunicação alternativo, com desempenho semelhante ao de outros dispositivos, produzida com baixo custo. Os estudantes foram orientados pelos professores Valcir Ferreira Victor e Wendell Eduardo Moura Costa.

De Paraíso do Tocantins, os estudantes Rayssa Candido Pedrosa e Sérgio Guimarães Viroli apresentam o projeto Desenvolvimento de software para o ensino da tabela periódica. Eles são alunos da unidade local do Instituto Federal do Tocantins, e foram orientados pelo professor Sérgio Luis Melo Viroli. Os jovens criaram um jogo virtual para facilitar o ensino e a aprendizagem da Tabela Periódica, aliando informática e o ensino da química para despertar o interesse dos alunos.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com outros 160 projetos do ensino fundamental.

Ao todo, 19 países estarão presentes no evento: Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca.(Com Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here