MP que solução para limitação de viagens no Eixo-Anhanguera

0
1454

O Ministério Público de Goiás coordenou na sexta-feira, dia 16, reunião na sede da instituição com o objetivo de buscar uma solução consensual para a limitação do número de viagens do Cartão Fácil nas plataformas de embarque do Eixo Anhanguera. Foi proposto no encontro que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) voltasse a liberar o limite de oito viagens para o cartão, com reforço na fiscalização e bloqueio dos cartões que estariam sendo utilizados de forma fraudulenta durante o dia no mesmo ponto do eixo. A entidade, contudo, não concordou com o sugerido. Diante da impossibilidade do acordo, a promotora Maria Cristina de Miranda, titular da 12ª Promotoria de Goiânia, informou que vai ajuizar ação para garantir o direito do usuário do transporte coletivo.
Além de Maria Cristina, participaram ainda da reunião, pelo MP, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Alessandra Aparecida de Melo Silva, e a psicóloga Mônica Barcellos Café, da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej), que procurou auxiliar na busca de uma solução consensual. Compareceram também, além do presidente do Setransp, Décio Caetano, representantes dos usuários do transporte coletivo, da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), do Procon Estadual e Municipal e da Metrobus.
De acordo com o Setransp, a diminuição do número de viagens no Eixo Anhanguera se deu principalmente em razão das fraudes cometidas por vendedores ambulantes de sitpass, conhecidos como “piu-piu”. Alguns desses ambulantes estariam comprando o cartão de terceiros e os revendendo na plataforma por R$ 3,00, porém, o valor debitado do cartão era de apenas R$ 1,65. Segundo o Procon a limitação de viagens é inconstitucional. Para o órgão, para combater essa prática é preciso que o empresa fiscalize os 19 pontos do eixo. (Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here