Pátio de escola vira Cantinho da Leitura

0
2335
Sombra de uma árvore protege alunos do sol durante as leituras

Iniciativa dos professores Patrícia dos Santos e Marcelo de Almeida foi abraçada pela direção da escola e alunos, que puseram a mão na massa

É ali no pátio do Colégio Estadual Nova Era, em Aparecida de Goiânia, bem à sombra de uma árvore, que a imaginação dos alunos alcança voos altos. Não sobra muito tempo para conversas paralelas, nem outras distrações: o Cantinho da Leitura, como foi carinhosamente batizado, segue ao pé da letra sua proposta, e até que a história renderia um bom livro. Esta reportagem foi feita pela Equipe de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.
A iniciativa é dos professores Patrícia dos Santos e Marcelo de Almeida, depois que a Subsecretaria de Aparecida de Goiânia, liderada pela professora Idelma Maria Oliveira Silva, lançou nas escolas ligadas à regional o “Projeto Leitura e Escrita em Todas as Áreas do Conhecimento”. Há alguns meses, os dois professores apresentaram proposta para reformar um pedaço do quintal da escola, utilizando materiais recicláveis e outros, provenientes de doação.

Local se tornou ambiente de interação entre estudantes
Local se tornou ambiente de interação entre estudantes

O projeto foi abraçado pela diretora da unidade, professora Luiza Eugênia Freitas, e também pelos alunos . Em poucos dias, o depósito de materiais não utilizados foi ganhando forma. A professora Patrícia disse que os ingredientes para tirar o plano do papel foram criatividade e disposição. Na primeira etapa, ela e o professor Marcelo dedicaram alguns dias para remover os materiais inutilizáveis e limpar o espaço.
“Depois estendemos o convite para que os alunos nos ajudassem a montar o cantinho. Foi um mutirão que deu certo”, disse.
Pallets se transformaram em cadeiras de balanço estofadas, pneus reformados decoram do jardim. “Ficou tudo lindo”, elogiou a professora. Sobre a inspiração para criar tal projeto, Patrícia disse que tirou da própria experiência de vida. Ela é mãe de duas ex-alunas do colégio. Se envolveu com a unidade há alguns anos, junto ao Amigos da Escola, enquanto estudava pedagogia. Depois de formada, entrou para o quadro de professores.
“Tinha que fazer alguma coisa que incentivasse os alunos a se envolver mais com a escola. E como eles mesmos colocaram a mão na massa, o nosso Cantinho da Leitura está muito bem cuidado”, contou a professora, que também trabalha em prol da reestruturação da biblioteca da escola.
Para ser utilizado, o Cantinho da Leitura passa por alguns critérios. Além de cobrar preservação por parte dos alunos, a direção também requer que o espaço seja aproveitado somente para fins pedagógicos, como leitura e aulas ao ar livre.
“É uma ótima opção para aulas de ciências”, disse o professor Marcelo. A segunda etapa do projeto prevê a revitalização de brinquedos, como gangorra e balanços, o que ampliará o número de atividades no local.


“Ler é bom demais”

Pallets foram transformados em cadeiras de balanço
Pallets foram transformados em cadeiras de balanço

O Colégio Estadual Nova Era atende a alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, sendo que no noturno funcionam turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos demais períodos, a escola também adere ao Projeto Crescer Juntos, voltado para estudantes com defasagem idade/ano escolar.
Melquisedeque da Silva tem 14 anos, faz parte de uma turma do Crescer Juntos e foi um dos mais ativos quando o Cantinho da Leitura ainda estava no papel.
“Ajudei desde o início, porque sabia que seria bom pra todo mundo. Hoje temos um lugar maravilhoso na escola, todo mundo quer ficar ali”, diz o adolescente, que pretende ser engenheiro civil.
“Iniciativas assim nos incentiva a estudar. Ler é bom demais”, elogiou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here