Palmas muda rotina para receber indígenas de várias partes do mundo

0
1381
Jogos indígenas. Foto: Marcio Vieira

A mais nova capital do Brasil, Palmas, mudou sua rotina para receber 1,8 mil atletas indígenas do Brasil e de várias partes do mundo. Eles participam da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que reúne uma grande diversidade de culturas. Os jogos acontecem em um período de 11 dias – de 20 a 31 de outubro – sendo os três primeiros destinados à adaptação das delegações.

Os Jogos Indígenas têm como slogan: “O importante não é competir e sim celebrar”. Com o lema, praticado pelos seus ancestrais ao longo de suas vidas, os indígenas aproveitam a oportunidade para compartilhar experiências e mostrar ao mundo suas culturas. Após diversas lutas que dizimaram várias etnias, eles buscam resgatar a identidade perdida e aproveitam para compartilhar suas experiências.

O evento acontece na Vila dos Jogos, próximo ao estádio Nilton Santos, complexo esportivo adaptado para receber as modalidades esportivas praticadas pelos povos indígenas. Na terça-feira (20.10) as primeiras delegações chegaram ao complexo para fazer o credenciamento que permite acesso à vila que acolhe todas as atrações do Mundial.

Os primeiros visitantes do local tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação cultural da Etnia Kaiapó. Vestidos com trajes típicos de seu povo, nas cores vermelha, amarela, azul e branco, e seus cocares de penas coloridas, os kaiapós dançaram e entoaram músicas em seus dialetos. Além das canções, eles participaram de uma reunião com a imprensa, oportunidade em que o cacique Davi Kaiapó fez uma oração para abençoar a imprensa. (Com site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here