Cuidar da natureza é cuidar de si

0
1041
Aluno: Lucas dos Reis Vilas Boas 9º ano ensino fundamental Colégio Victória Figueiredo Professor: Alcimar Neto

Segundo sua denominação, “sustentabilidade” significa o desenvolvimento econômico e social o qual não cause tantas sequelas ao ambiente, a nós e às nossas futuras gerações. De fato, a economia verde é a melhor oportunidade para que o mundo se torne um lugar melhor.
Os pilares da sustentabilidade são: econômica, social e ambiental. Uma boa renda distribuída corretamente por entre a sociedade traria a essa uma melhor qualidade de vida. Deste modo, a população poderia se tornar consciente em relação à sua situação financeira, minimizando-se, então, os danos ao meio natural em prol do lucro.
Em boa parte do globo, principalmente nos países desenvolvidos, a economia verde foi adotada e logo se tornaram nações que suprem quase todas as suas necessidades naturais e energéticas com o que têm e dão um destino sustentável aos seus resíduos. Além dessas atitudes serem benéficas ao meio ambiente, os países que as adotaram economizam capitais que são investidos na ausência de recursos renováveis provenientes da natureza.
Los Angeles e Copenhague são grandes exemplos de centros populacionais sustentáveis. Dentre alguns anos, a grande cidade estadunidense provavelmente possuirá nenhum resíduo, graças aos seus revolucionários planos de reciclagem, e a capital dinamarquesa diminui cada vez mais suas emissões de gases poluentes, já que boa parte da sua população tem a bicicleta como principal meio de transporte.
O uso de formas alternativas de energia se espalha mais e mais por entre as nações mundiais. O Brasil sofre, nos dias de hoje, uma dura crise energética, pois grande parte de suas principais usinas, as hidrelétricas não estão a funcionar com 100% de sua capacidade por causa de outra crise: a da água. Sem dúvida, investir em formas de produção energética inusuais, em vista disso, faz-se necessário.
O mundo está evoluindo na questão da sustentabilidade, porém, há muito que ser acrescentado. Isso acontecerá através de fatores que incentivem os indivíduos a cuidarem do meio ambiente, por meio de educação ambiental efetivada nas escolas, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, bem como palestras públicas de cunho ambientalista. Além disso, os governos devem incentivar o uso de recursos renováveis, reduzindo o uso de matérias-primas que não se renovam. Com essas bases governamentais, resta a cada cidadão conscientizar-se e cuidar do que mantém o ciclo vital: a natureza.


Categoria D – Primeiro lugar

Aluno:  Lucas dos Reis Vilas Boas
9º ano ensino fundamental
Colégio Victória Figueiredo
Professor: Alcimar Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here