Desfile, passeio e obras marcam comemorações

0
1178

Goiânia completopu 82 anos sábado, dia 24 de outubro, e a Prefeitura, desde o dia 16, promove uma série de ações e inaugurações para celebrar a data. O ápice dessa programação comemorativa aconteceu no próprio sábado com a realização do tradicional desfile cívico-militar, grande passeio ciclístico e a entrega da requalificação da Praça Cívica, que será devolvida à população pelo prefeito Paulo Garcia com suas características originais.
O tradicional desfile em comemoração ao aniversário da Capital foi realizado na Avenida 24 de Outubro. A programação começou às 8h45, com hasteamento das bandeiras, ao som da Banda Marcial de Goiânia.
Para o passeio cicclístico a concentração foi às 15 horas, no Parque Areião, próximo ao Batalhão da Polícia Militar. As cinco mil primeiras inscrições, que foram gratuitas, receberam um kit com camiseta, viseira, mochila e balão, que será solto na chegada à Praça Cívica.
O grupo de ciclistas percorrereu a ciclofaixa permanente que liga os parques Areião, Vaca Brava e Lago das Rosas, implantada pelo prefeito Paulo Garcia, passará pela Rua 3 e pela Avenida Goiás e chegará à Praça Cívica. O passeio ciclístico foi idealizado pelo prefeito Paulo Garcia para incentivar o uso da bicicleta não só como esporte e lazer, mas também como meio de transporte.
O prefeito Paulo Garcia ainda inaugurou a requalificação da Praça Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica). O espaço, que antes estava sendo ocupado pelos carros, será devolvido à população goianiense totalmente requalificado. A requalificação traz de volta as características originais, da época da construção.
Entre as principais mudanças está a troca do asfalto por calçamento feito de pedra portuguesa na parte interna e nas calçadas em volta da praça. O Monumento às Três raças foi mantido no mesmo local, onde foi construído um teatro de arena para apresentações artísticas e culturais populares.
Foi feita a restauração dos obeliscos e dos bancos de granilite e novos bancos de concreto foram instalados. Além das árvores já existentes, a  praça recebeu, também, novo paisagismo com novas 150 espécies. A iluminação está mais moderna, com novos postes e luminárias e rede elétrica subterrânea.
Um dos monumentos mais importantes do conjunto arquitetônico da praça é a estátua do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. Com a reforma, a estátua foi transferida das proximidades do Palácio Pedro Ludovico para a parte interna da  Praça Cívica, o que deu mais destaque e importância ao monumento. Já o Palácio das Campinas, antigo prédio onde funcionava a Prefeitura de Goiânia entre os anos de 1960 e 2000, foi demolido, pois não integrava o acervo Art Déco tombado Iphan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here