Educação transformadora

0
970
Sebastião Barbosa, fundador e diretor-presidente da Tribuna do Planalto

A revelação dos vencedores e entrega das premiações da 16ª edição do Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis, realizado pela Tribuna do Planalto em parceira com a prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e rede particular de ensino de Goiânia, é uma daquelas solenidades que nos trazem uma sensação de que vale a pena acreditar no futuro do Brasil. A juventude se renova, nasce a cada dia, sendo que a nós todos, sociedade, basta cuidar dela com carinho e boa vontade que estaremos construindo um mundo melhor.
Anualmente, durante meses, quase todo o ano, a Tribuna do Planalto desenvolve esse concurso de Redação, que traz em si valores insuperáveis em qualquer lugar do mundo: a busca pelo aperfeiçoamento através da educação. A ideia é estimular os estudantes de nossa querida Goiânia a praticar a escrita e ao mesmo tempo refletir sobre temas da atualidade. Neste ano, os alunos tiveram que pesquisar, discutir e escrever sobre sustentabilidade, uma necessidade de nosso tempo.
E, ao final, foi uma grata surpresa verificarmos o nível das redações e capacidade de reflexão presente na mente de crianças e adolescentes de Goiânia. Com a ajuda de professores, que indicaram pesquisas e orientaram na estruturação dos textos, eles puseram a mão na massa e agora, neste caderno, todos podem colher o fruto da dedicação e do trabalho intelectual desses adolescentes que não têm medo de encarar novos desafios.
Falar que a educação é fundamental para o desenvolvimento de cada ser humano parece óbvio, mas às vezes o óbvio precisa ser dito. A leitura e a escrita, a utilização do intelecto e não da força bruta, é o caminho para termos uma sociedade mais evoluída, menos violenta e mais harmoniosa. Por isso, a Tribuna do Planalto acredita que incentivar a escrita, através de um concurso anual de redação, é uma contribuição, ainda que singela no universo da sociedade goiana, para a melhoria de nossa comunidade.
Por fim, é indescritível a alegria e emoção de ver o brilho nos olhos dos estudantes ao ser premiados por seu desempenho intelectual, que – diga-se de passagem – contou com a nobre contribuição do professor e professora, esses abnegados trabalhadores que têm o dom de formar cidadãos.
De sua parte, a Tribuna do Planalto continuará empenhada em manter esse contato profícuo com os fazedores da educação pública e também particular, pois – reafirmamos – a educação é o caminho mais seguro, senão o único, para a melhoria da sociedade em que vivemos. Fomentar, de todas as formas, o estudo, o aperfeiçoamento das novas gerações, é cuidar para que o mundo seja um lugar mais habitável e o ser humano se torne cada vez mais solidário, respeitando seu semelhante e o meio ambiente.

Sebastião Barbosa, fundador e diretor-presidente da Tribuna do Planalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here