O papel da responsabilidade em um mundo sustentável

0
1223
Aluno: Carolina Geovana Silva 1º ano ensino médio Colégio Anglo de Campinas Professor: Ronaldo

A concepção de sustentabilidade e uma das temáticas mais importantes e urgentes discutidas atualmente por tratar-se da essencial relação entre o indivíduo e o meio onde vive. Sua definição permeia por grandes campos da convivência humana, como a ética e a moral, e consiste no que dá-se o nome de “desenvolvimento sustentável”.
O principal ponto discutido nesse cenário é o de que os recursos presentes no planeta são finitos e é impossível a reposição de tais na mesma rapidez em que são explorados. Diante das proporções alarmantes e das problemáticas que hoje envolvem o meio ambiente, a difusão da palavra “sustentável” tornou-se rápida. E, atualmente, o que se procura é transformar a simples teoria em uma prática efetiva.
Como citado no livro “Sustentabilidade: o que é – o que não é”, de Leonardo Boff, o mais importante dos princípios destacados é a responsabilidade. Tomar-se como responsável é aceitar a obrigação de responder por suas próprias ações e pelas consequências delas.
E, nesse caso, é se importar com as gerações no presente garantir uma boa qualidade de vida a gerações futuras.
O ápice da prática sustentável não é extinguir todo e qualquer tipo de exploração, seria um alvo utópico. O essencial é estabelecer um consumo de forma consciente, sem ultrapassar a velocidade em que se renovam os recursos, assumindo assim a responsabilidade dada e exigida a todos que são a favor a vida plena.


Categoria E – Terceiro lugar

Aluno: Carolina Geovana Silva
1º ano ensino médio
Colégio Anglo de Campinas
Professor: Ronaldo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here