Seja responsável, seja sustentável

0
10776
Aluna: Raylline Araújo Ferreira 9º ano ensino fundamental Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem Professora: Denise Balduníno de Araújo Albuquerque Melo

A sustentabilidade é responsabilidade de todos os cidadãos, mas a realidade é que muitos ignoram o verdadeiro sentido dessa palavra tão forte, e tão marcante. Em vez de tornarem esse desenvolvimento sustentável presente em suas vidas, em seus cotidianos, a tratarem como se fosse invisível.
Nas ruas, ter a responsabilidade de jogarem o lixo em lugares apropriados, nas lixeiras. Também poderiam ser mais conscientes quanto ao uso de seus carros, uma vez que o combustível que mantém esses meios de locomoção, afeta a camada de ozônio, sendo assim, poderiam andar a pé ou andar de bicicleta.
Em casa inclusive, para não correrem o risco de ficarem sem alimentos no futuro, as pessoas deveriam aproveitar os alimentos de todos os modos, ou seja, utilizarem as folhas e as cascas dos alimentos. As frutas que se encontrarem em estão de decomposição poderiam ser transformadas em adubos. E temos muito mais outras ações que modificariam o nosso meio ambiente.
Sendo a sustentabilidade tão importante, as autoridades públicas deveriam chamar a atenção das pessoas, orientando-as, advertindo-as quanto a responsabilidade da sustentabilidade no meio social e por fim criarem leis rigorosas que obrigassem a todos a terem atitudes mais coerentes e mais responsáveis para com o lugar em que vivem.
Por outro lado, essas autoridades também deveriam dar maior suporte para que essas leis fossem efetivadas tais como: disponibilizar a coleta do lixo orgânico e o reciclável adequadamente. O mundo precisa de gene e as pessoas precisam do mundo, ele abriga as pessoas e elas têm a obrigação de cuidar do mundo.
E como diz aquele famoso ditado popular: “Educação vem de berço”, então, a sustentabilidade também deveria vir de berço e assim todos já cresciam sustentáveis e passariam essa cultura de geração em geração.
Então, uma só pessoa não consegue fazer um mundo sustentável, mas se cada um fizer a sua parte com certeza os habitantes da terra formariam uma população sustentável. Seja responsável! Seja sustentável!  O futuro agradecerá!


Categoria B – Segundo lugar

Aluna:  Raylline Araújo Ferreira
9º ano ensino fundamental
Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem
Professora: Denise Balduníno de Araújo Albuquerque Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here