Estudantes da rede estadual passam por avaliação anual

0
880
As provas terão duração de até duas horas e meia e serão aplicadas em sala de aula, durante o segundo horário

Provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás serão aplicadas nesta quarta-feira, 4 de novembro, para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai aplicar no dia 4 de novembro, quarta-feira, o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). Trata-se de um exame que tem como objetivo avaliar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais.
Participam todos os alunos matriculados na rede que cursam o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. As provas terão duração de até duas horas e meia e serão aplicadas em sala de aula, durante o segundo horário, ou seja: 8h (matutino), 14h (vespertino) e 19h30 (noturno).
O conteúdo da prova envolve questões de Língua Portuguesa e Matemática, exceto para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que serão avaliados apenas na modalidade Leitura. O Saego, que este ano chega a sua quinta edição, também conta com questionários para coletar dados sobre o perfil dos estudantes, professores e diretores.
O exame utiliza a mesma metodologia da Prova Brasil, que ajuda a calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – essa será entre os dias 11 e 20 de novembro. Em outras palavras, o Saego permite constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Goiás (Idego).
​Com os resultados do Saego, a Seduce pode fomentar, orientar e acompanhar as políticas educacionais do Estado, mudanças que vão melhorar a qualidade do que é ministrado em sala de aula. Sabendo da importância, a secretária Raquel Teixeira convida a todos os diretores e coordenadores pedagógicos a se empenharem na realização do Saego.


Base Nacional Comum é tema de novo encontro

Em mais uma etapa de discussão regional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) reuniu na manhã do dia 27/10, no auditório da PUC/Goiás, diversos agentes educacionais. Entre eles estavam os integrantes do Comitê Estadual e dos Grupos de Trabalho, técnicos pedagógicos, subsecretários e secretários municipais de educação, Conselho Estadual de Educação, Undime, SBPC-GO, além dos superintendentes de Ensino Fundamental, Márcia Antunes, e de Desporto Educacional, Maurício Roriz.
Em vídeo exibido na abertura da 1ª Formação das Comissões Regionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a secretária Raquel Teixeira justificou sua ausência por estar em  missão oficial ao exterior como integrante da comitiva do governador Marconi Perillo. A secretária fez questão de destacar a importância da construção de uma base curricular única. “Isso representa o esforço e o desejo de atingirmos a meta de uma escola onde os alunos aprendam o que deve ser aprendido na idade certa e onde o professor esteja com uma boa formação em sala de aula”.
O superintendente de Ensino Médio da Seduce e coordenador estadual da BNCC pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Wisley Pereira, explicou que a proposta do encontro é dar sustentabilidade ao trabalho das Comissões Regionais na discussão do currículo unificado. Comentou também ser extremamente importante o envolvimento de todos os setores da sociedade para a elaboração do documento que será encaminhado por Goiás ao MEC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here