Goiânia ganha mais um Cmei em seu aniversário

0
1758
Paulo Garcia inaugura Cmei junto à comunidade: prefeitura presente

Comunidade da Região Norte está em festa com a inauguração da unidade educacional, que atenderá 160 crianças em período integral

Lívia Máximo, Daniela Rezende e Roseneide Ramalho

Entre os diversos presentes que Goiânia recebeu em seu aniversario está o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Demes Júnio Divino Freitas, inaugurado pelo prefeito Paulo Garcia no dia 19 de outubro. A conclusão e festa de entrega da obra integraram o cronograma de atividades realizadas em comemoração aos 82 anos da Capital, durante a última semana.
“Este Cmei é um presente para a cidade, mas é um direito de vocês, moradores da região. Quero ressaltar a qualidade do atendimento das nossas instituições educacionais. Tenho escutado vários pais que estão tirando seus filhos da rede particular e trazendo para a rede pública, e isso é sinal de reconhecimento do nosso esforço e dedicação para oferecer o melhor para as nossas crianças, em uma sociedade mais igualitária, com justiça social”, ressaltou o prefeito Paulo Garcia, lembrando que em sua gestão entregou 35 unidades de educação infantil.
A instituição atenderá, em tempo integral, cerca de 160 crianças, com idade entre seis meses e seis anos incompletos. Com quatro blocos e oito agrupamentos, os pequenos serão atendidos por profissionais capacitados na área pedagógica.
“Primamos pela formação integral das crianças que ficam nos nossos Cmei. Eles recebem todo o atendimento necessário durante dez horas diárias. Este Cmei é mais um entregue para a população goianiense e nós agradecemos o empenho de todos os profissionais na conclusão de mais essa obra”, pontuou a secretária municipal de Educação e Esporte, Neyde Aparecida.
As mães, interessadas em matricular seus filhos, receberam senhas para a solicitação de vaga e pré-matrícula na instituição, que iniciará o atendimento no dia 18 de janeiro de 2016, conforme prevê o calendário escolar do próximo ano.
Moradora do bairro há seis anos, Daniela Georgina, mãe de Brayan Santana Diniz, de um ano de idade, chegou cedo para garantir sua senha.
“Ah, isso aqui é

um sonho antigo. Vai ser muito bom poder trabalhar sabendo que ele está seguro aqui no Cmei”, afirmou.
No total, a rede municipal de ensino é composta por 135 centros municipais de Educação Infantil, que, juntos, atendem cerca de 25 mil crianças. A previsão é que mais 11 unidades sejam entregues até o final deste ano, o que ampliará em cerca de 1,8 mil as vagas nas diversas regiões da cidade.


Novo parque para a cidade sustentável

O Parque integra o complexo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns
O Parque integra o complexo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns
Alunos foram os primeiros a aproveitar o Parque Ambiental Macambira
Alunos foram os primeiros a aproveitar o Parque Ambiental Macambira

Cerca de 70 alunos da rede municipal de Educação participaram da inauguração do Parque Ambiental Macambira (PAM) realizada no último dia 20, pelo prefeito Paulo Garcia, no Setor Faiçalville I. As crianças, com idade entre 10 e 12 anos, estudam na Escola Municipal em Tempo Integral Targino de Aguiar e puderam conferir a estrutura do local, bem como assistir à apresentação teatral “O abominável diabo louro”, produzida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), cujo tema é voltado para conscientizar sobre a preservação do cerrado.
Professora há 13 anos na rede pública municipal, Andreia Santos de Morais destaca a importância de espaços como o PAM para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
“Ao levar as turmas para parques como este, é possível trabalhar a percepção quanto à vegetação, observar como é a preservação. É também um local para a recreação e atividade física, além de proporcionar convivência, além da comunidade escolar, também com a sociedade”, explicou.
O aluno Felipe Sousa, 11 anos, assim que chegou ao PAM notou as possibilidades que são oferecidas no local.
“Achei muito legal, pois tem pista de caminhada e também a ciclovia para os ciclistas. Tem muita área verde também”, ressaltou.
O PAM é uma área de preservação com mais de 25 hectares, que integra o complexo do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A entrega do Parque também integrou as comemorações do aniversário da Capital, que, neste ano, tem o tema “Goiânia 82 anos: o nosso futuro sustentável começa agora”.

Desfile Cívico e Militar
No dia do aniversário da Capital, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) levou para a Avenida 24 de Outubro bandas marciais, bloco de percussão e turmas de iniciação esportiva no tradicional Desfile Cívico Militar.
Mais de 300 alunos das escolas municipais Professor Percival Xavier, Professor Trajano de Sá, Jardim Nova Esperança e Ernestina Lina Marra, além de educandos das turmas de iniciação esportiva do Clube do Povo e Centro Promocional Vila Redenção, integraram as homenagens.
Joubert Silva Santana Filho, 12 anos, aluno do sexto ano da Escola Municipal Jardim Nova Esperança e integrante da banda marcial da instituição, ressalta que é uma honra homenagear Goiânia.
“Tenho orgulho em participar desse desfile tocando meu bumbo. Nasci em Alagoas, mas moro aqui desde um ano e meio de idade e já me sinto goianiense”, comemorou.
As apresentações com instrumentos musicais e performances encantaram o público. A Escola Municipal Ernestina Lina Marra, por exemplo, trouxe para a avenida bloco de percussão formado por uma ex-aluna da instituição, Letícia Alves Romano.
“Eu penso que Goiânia é minha casa, é berço cultural do cerrado e vejo a importância de ensinar para essas crianças e adolescentes um pouco da música. Só tenho a agradecer a oportunidade rica e a experiência que os alunos que integram o bloco tiveram nesse desfile”, afirmou.
Para o diretor do Departamento Pedagógico da SME, Marcos Pedro da Silva, a participação das crianças na festividade contribui para a construção de suas histórias.
“Aqui mostramos para a sociedade que nossas escolas têm um trabalho a cerca do civismo e valorização da cidade, além de pensar no futuro sustentável dessa cidade, que começa com as crianças”, destacou.
Rosângela Terezina Buzinaro dos Santos é paulista, aposentada e assiste ao desfile há 20 anos, acompanhada do marido, Paulo Sérgio dos Santos.
“Dos seis últimos anos, esse ano foi o melhor desfile da Avenida 24 de Outubro. Fomos surpreendidos, em especial pela apresentação das escolas. Não quero deixar de vir e prestigiar as apresentações, que foram maravilhosas”, afirmou Terezinha.

Praça Cívica
Na programação de aniversário, a equipe pedagógica da SME também esteve na inauguração da Praça Cívica, no dia 24 de outubro. Pintura de rosto, carrinhos de pipoca e distribuição de pandorgas foram atrações para as crianças, além da presença dos cosplays, personagens da saga Star Wars, que divertiram crianças e adultos. A convite da SME, os membros do Conselho Jedi Goiás, maior fã clube do estado, e da 501st Legion, organização voluntária com origem nos Estados Unidos, ficaram disponíveis para fotos e interação com o público.
O casal Sueling Medeiros e Marcos Mendes, moradores do Setor Estrela Dalva, trouxe a filha Melissa Mendes Medeiros, 2 anos, para participar das festividades de entrega da restauração do espaço.
“A Praça ficou mais acessível e hoje a programação está bem receptiva com boas opções para as crianças”, ressaltaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here