Especialistas constatam a falta de participação dos pais

0
2331
Professora Jordana Balduino, da UFG: faltam limites às crianças

Para a professora Jordana de Castro Balduino, o modelo de estrutura familiar hoje não é o mesmo de antigamente e isso tem reflexos diretos na relação da escola com o aluno e dos pais e alunos com a escola.
“De fato existem crianças chegando na escola com menos limites e sem conhecer as regras da sociedade”, constata a especialista.
Hoje cada vez mais os pais têm menos tempo de ficar com os filhos e com isso muitos acabam deixando para a escola a responsabilidade de educá-los. Se não bastasse essa transferência de responsabilidade, os pais também, devido ao excesso de tarefas e pouco tempo, acabam não participando efetivamente da vida escolar do filho.
“Existem pais, e não são poucos, que não participam das reuniões escolares e de nenhuma maneira essa negligência pode ser boa. Precisamos muito mesmo da participação destes pais na escola, porque contribui para o desenvolvimento do aluno”, afirma Fernando Feliciano.
Quando um pai participa com seu filho da vida escolar até o rendimento do aluno no aprendizado é melhor, segundo o diretor
Já a professora Jordana Balduino lembra que a falta de participação dos pais trará sérios prejuízos para o estudante.
“Os pais não impõem certos limites para os filhos talvez para suprir alguma carência. Mas se não impor limites, quem sofre as consequências é o professor em sala de aula, que além de ensinar precisa lidar com problemas comportamentais”, frisa.
Jordana Balduino lembra que pequenos ensinamentos oriundos da base familiar geram grandes valores, que serão carregados para a vida inteira e terão reflexo diretamente no comportamento de cada criança e jovem.
“Os pais precisam pensar e se perguntarem por exemplo: eu estou ensinando meu filho a respeitar as normas da escola? Eu tenho dado liberdade para a escola contribuir na educação do meu filho?”, diz.

Escola deve, acima de tudo, transmitir conhecimento
Escola deve, acima de tudo, transmitir conhecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here