Fundo de Proteção Social financia oportunidades em Goiás

0
4157
Músicos da Orquestra Sinfônica Jovem

A Secretaria da Fazenda, por meio do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), financia desde 2005 o programa Bolsa Orquestra  que atende 100 músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás  (OSJG), ao valor de R$ 800 por mês. O retorno desse investimento social tem levado o nome de Goiás para grandes eventos da música clássica erudita.

Recentemente, 15 músicos da Orquestra participaram da 7ª edição do Festival Villa-Lobos, em Caracas, na Venezuela. Essa foi a segunda vez que a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás participou. A primeira vez foi em 2003.

O projeto da Orquestra é um dos vários programas sociais financiados pelo Protege que inclui dentre outros: Pró atleta, Renda Cidadã, Bolsa Universitária, Pró Esporte, Bolsa Futuro, Passe Livre Estudantil, Transporte Cidadão entre outros. “O foco do Protege é transformar a dificuldade em oportunidade”, afirmou o gerente do Fundo, João Paulo Dantas Marra.

Delegação brasileira
A equipe da OSJG integrou a delegação brasileira que contou com 65 músicos de várias partes do Brasil – Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Eles formaram a Orquestra Binacional Brasil-Venezuela durante o festival, sob a regência do maestro venezuelano Joshua dos Santos.

Segundo o maestro Eliseu Ferreira, regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o festival, que ocorre periodicamente, tem a finalidade de divulgar a obra do grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1889-1956) e promover o intercâmbio cultural entre músicos brasileiros e venezuelanos.

Orquestra
Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. O trabalho abrange alunos iniciantes até o nível que possibilita seu ingresso em grupos profissionais. Composta por alunos do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, é dividida em quatro grupos, totalizando 180 membros.

A OSJG  já realizou espetáculos em importantes salas do País como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio da Endesa Cachoeira e do Governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de oito concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). (Goiás Agora)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here