José Eliton empossa membros do Conselho Superior da Fapeg

0
719
José Eliton empossa membros do Conselho Superior da Fapeg. Foto: Jota Eurípedes

Na oportunidade, pediu aos conselheiros que dêem prioridade às pesquisas a serem aplicadas nos setores produtivos

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, empossou nesta quinta-feira (4/11) os cinco novos membros do Conselho Superior (Consup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Destacando que a instituição é um dos pilares do programa de Inovação e Tecnologia do estado, o Inova Goiás, José Eliton pediu aos conselheiros que atuem com prioridade em pesquisas para o setor produtivo. A Fapeg é jurisdicionada à SED.

O vice-governador e secretário José Eliton também abriu a segunda reunião ordinária do Consup deste ano, realizada na oportunidade, e que teve como pauta o Inova Goiás, que está sendo implementado pelo governo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; o programa Sinapse Inova, da Fapeg, que está em fase de preparação no âmbito do Inova Goiás; os novos editais do PP SUS, Comunicação Científica e PPP; além de assuntos internacionais.

O Consup é liderado pela presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, e integrado por 15 conselheiros representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e da iniciativa privada, com mandatos de três anos, sendo permitida uma recondução. A cada ano, um terço da sua composição é renovado, de forma a garantir a continuidade dos trabalhos de análise e aprovação de programas e projetos da Fapeg.

Novos conselheiros
Desta vez, foram empossados os seguintes conselheiros: o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Alexandre Felizola Diniz Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal Goiano (IFG), Ruberley Rodrigues de Souza; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ivano Alessandro Devilla; e os dois representantes do setor empresarial privado com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, Marçal Henrique Soares, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG); e Claudinei Antônio Rigonatto, da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (FAEG), que foi reconduzido.

Os outros conselheiros são: Milca Severino, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás); pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEvangélica, Francisco Itami Campos; Elaine B. C. Pereira, da Emater-GO; o reitor da UEG, Haroldo Reimer; Flávio Breseguello, da Embrapa Arroz e Feijão; ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; Fabio H Baia, da Universidade de Rio Verde/Fesurv; a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli; e Heitor Rosa e Luiz Valinote, indicados pelo governador.

Desenvolvimento e Inovação
Ao empossar os conselheiros da Fapeg, José Eliton agradeceu a disposição de cada um dos empossados em contribuir para o desenvolvimento do estado de Goiás, ressaltando que a participação deles no Consup demonstra o espírito público e o compromisso em colaborar com o governo no esforço em favor da pesquisa no estado. Destacou a importância da Fapeg para a implementação do Inova Goiás, e do Inova como instrumento de política de Estado e que certamente se manterá operante independentemente de quem esteja no governo. Conforme ressaltou, o Inova permite que os diversos órgãos do governo, academia e setor produtivo dialoguem entre si para uma maior eficiência do Estado e da economia.

Durante a reunião, José Eliton ouviu vários conselheiros da Fapeg, que foram unânimes em destacar o apoio do Governo do Estado e em particular a atuação do secretário de Desenvolvimento às instituições de ensino superior e de pesquisa e a dimensão do programa de Inovação e Tecnologia do estado de Goiás, o Inova Goiás. Edward Madureira afirmou que a reunião ordinária do Consup, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem um grande simbolismo, pois reforça o compromisso do governo para com o Fapeg que é um divisor de águas para o estado. Ele comemorou o anúncio feito pelo governador Marconi Perillo de que serão criadas duas novas universidades públicas em Goiás.

O conselheiro Marçal  Henrique Soares, representante do setor fármaco, disse que o Inova Goiás é um grande exemplo para todo o país por unir as instituições de pesquisa e os setores produtivos nos centros de pesquisa tendo como foco a inovação. Segundo ele, a pesquisa, a inovação é condição sine qua non para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de Goiás. “Temos que ajudar o país a gastar menos com medicamentos que, na maioria, são importados”, acentuou, lembrando que a produção de fármacos em Goiás é alta, no entanto, o PIB do setor ainda é pequeno.

Francisco Itami Campos, da UniEvangélica, destacou a importância do Inova Goiás e do apoio do governo à pesquisa, o que, de acordo com ele, tem possibilitado concretizar aqui o que a comunidade científica viu ocorrer em São Paulo na década de 50. “A gente via dificuldades aqui para um processo como o de lá, mas com o Inova Goiás isso pode ser visto como uma realidade”, declarou. Já Haroldo Reimer, reitor da UEG, afirmou que durante a missão internacional recente com o governo de Goiás pôde ver grandes centros de pesquisa fazendo a interface entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada, integrando o conhecimento científico aos setores produtores. “Se pudermos fazer aqui essa interface dos centros de pesquisa com os arranjos produtivos  teremos as respostas e as soluções para o estado se desenvolver”, disse.

A presidente da Fapeg, Zaira Turchi, agradeceu o apoio do vice-governador e secretário José Eliton à Fapeg e reiterou que a fundação é resultado de um sonho e da luta da comunidade acadêmica e que na sua missão já está prevista a proposição de programas de pesquisa em inovação, conforme vem demandar com pertinência o Inova Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here