Seminário destaca enfrentamento da violência contra a criança e adolescente

0
921

Na abertura da rodada de seminários voltados aos direitos das crianças e dos adolescentes realizada Prefeitura de Anápolis, via secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, na quinta-feira, dia 5, no auditório do Senac, os participantes foram chamados a atenção pela discussão do Enfrentamento à Violência Contra a Criança e Adolescente de Anápolis. O principal ponto debatido foi o de que este enfrentamento vem da contribuição da população, que tem papel preponderante neste processo.
Participaram da abertura dos trabalhos o prefeito João Gomes, a primeira-dama, Lucimar Gomes, o juiz da Infância e Juventude de Anápolis, Carlos Limongi, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, e de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira, a coordenadora do programa municipal de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Lilian dos Santos Gomes e diretores da Prefeitura.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, disse que a reflexão sobre o tema faz com que as autoridades e a população tenham iniciativa e que estas vêm de várias formas. “A etapa inicial é a denúncia, sem dúvida, mas esta deve vir acompanhada de diversas outras formas, principalmente do acompanhamento das vítimas”, citou Francisco. Para o juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi, eventos voltados a estas políticas fortalecem toda a rede. “O problema é realidade e precisamos entendê-lo para que se adote as melhores medidas”, ponderou o juiz.
O prefeito João Gomes prefeito chamou a atenção das autoridades e de toda a comunidade a trabalhar ainda mais pelo tema em Anápolis. “Precisamos ser ainda mais corajosos. Precisamos dar as mãos às nossas crianças e jovens que precisam do fortalecimento dessa rede de proteção”, disse.
Após a fala das autoridades, assumiu os trabalhos o coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira. Ele também é professor da PUC – Goiás e ministrou, pela manhã, a palestra com o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes” seguida de um debate dos participantes.
À tarde, houve apresentação da equipe do Samu – “Primeiros socorros em crianças” e outra palestra que tratou da “Rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual” com o doutor em Sociologia Rogério Araújo. Outro debate também foi realizado.u
Na sexta-feira, dia 6, se desenvolveu o 2º Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Esta iniciativa atende as diretrizes da Lei n°. 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA artigos 117 e 118). O sistema prioriza a municipalização dos programas de meio aberto e propõe a articulação dos três níveis de governo, levando em conta a intersetorialidade e a co-responsabilidade da família, comunidade e Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here