Uma lista que cresce

0
2315
Altair Tavares, rádio 730AM

A disputa pela prefeitura de Goiânia tem uma lista que tem crescido e alimentado a perspectiva de que a eleição para prefeito da capital tende a uma oposição muito dividida contra o candidato do PMDB, Iris Rezende. Quem ganha e quem perde com essa ampliação dos número de candidatos está bem claro: Vanderlan Cardoso (PSB) e o provável candidato peemedebista.
As pesquisas eleitorais, que circulam nos bastidores e as conversas dos políticos, indicam que Iris Rezende mantém frente enquanto Vanderlan Cardoso mantém um segundo lugar bem distante dos outros candidatos, pelo menos até agora. O nome do deputado Waldir Soares (PSDB) interfere nessa posição, segundo informações dos apoiadores do parlamentar. Mas, não há nenhuma segurança de que ele conseguiria manter a boa posição até o final do pleito.
Todos os outros nomes, e a soma dos índices que eles podem conseguir, alimentam, assim, o sonho de Vanderlan Cardoso de ir para o segundo turno contra o líder peemedebista. O cenário do momento, com a inclusão do nome de Luis Bittencourt (PTB) e a rebeldia do PSD com o lançamento do deputado estadual Virmondes Cruvinel, por enquanto é de que eles apenas somam para ajudar o ex-prefeito de Senador Canedo.
Está mais do que comprovado que um setor político dividido tem muito menos chance de conseguir uma vitória do que uma união. E, para o enfrentamento com Iris Rezende, provável candidato peemedebista, não seria diferente.
De forma direta, quais as reais chances de Bittencourt e Cruvinel nesta disputa, em virtude do perfil que eles têm, da estrutura partidária, e do histórico eleitoral de seus partidos? De forma fria, são baixas. Claro está que a análise considera o atual cenário e que mudanças podem vir acompanhadas de uma campanha eleitoral bem sucedida. Ou, não.
Enquanto os marconistas se dividem no processo de construção das candidaturas a prefeito de Goiânia, os iristas dão risada. Ao mesmo tempo, Vanderlan, que pode ter apoio dos opositores de Iris, dá um leve sorriso.

Altair Tavares é comentarista das Rádio 730 e Vinha FM e editor do www.diariodegoias.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here