Escolas estaduais são destaque no Prêmio Educadores do Brasil

0
1587

Dois projetos realizados em escolas ligadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) foram selecionados como destaque estadual na iniciativa Educadores do Brasil. Com propostas inovadoras, a professora Marli Cândida representa a rede pública estadual na categoria Professores do Brasil; no prêmio Gestão Escolar, a contemplada foi a diretora Cirleni Benedita.
Cirleni dirige a Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, no município de Fazenda Nova. A unidade escolar de Ensino Fundamental atende a cerca de 210 alunos, grande parte da zona rural. “Notamos que vários estudantes não faziam o dever de casa. Depois de uma reunião entre gestão, professores e pais, resolvemos implantar um sistema de monitoramento”, explicou.
Criado no início do ano letivo, o projeto Agenda Pedagógica baseia-se em um painel afixado no corredor principal da escola que monitora o desempenho dos alunos. São especificadas informações sobre os trabalhos, inclusive com a previsão de entrega. A cada etapa concluída, o estudante recebe um símbolo: verde para indicar que fez o dever, amarelo caso precise refazer ou vermelho, se não entregou. “O comprometimento aumentou e refletiu nas notas”, comemorou a diretora.
Já a professora Marli leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Dom Veloso, em Itumbiara, e liderou o projeto Escrita das Estrelas, que uniu técnicas de redação a uma ação de cunho social. Ela conta que cerca de 40 alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram um asilo. Depois de ouvir histórias dos velhinhos que ali moram, elaboraram crônicas sobre a experiência.
“Foi uma forma de socializar os jovens com a terceira idade. Além de desenvolver as técnicas do gênero crônicas, os alunos também puderam refletir sobre as histórias que escutaram e projetar o que desejam para suas próprias vidas”, relatou a professora. Todo o conteúdo produzido será reunido em um livro. A publicação está prevista para março de 2016.
A iniciativa Educadores do Brasil é uma realização do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Nesta edição, a Seduce Goiás reuniu 115 inscrições no prêmio Gestão Escolar e 166 no prêmio Professores do Brasil. O projeto Escrita das Estrelas, da professora Marli, concorre ao destaque regional da categoria Ensino Médio, podendo ser classificada para a etapa nacional.


Confira os finalistas selecionados no prêmio Professores do Brasil e suas respectivas categorias:

 Categoria Creche: Cristiane Silva Vieira, Centro Mul. de Ed. Inf. Alexander Correa Rodrigues Júnior, Chapadão do Céu;
 Categoria Pré-Escola: Pollyanna Rosa Robeiro, Cmei Norte Ferroviário, Goiânia;
 Categoria Alfabetização: Silvia da Luz Gonçalves, Escola Municipal Alex Pereira Lima, Senador Canedo
 Categoria 4º e 5º anos: Ana Tárcia Messias Bastos, E.M. Menino Jesus, Jesúpolis;
 Categoria 6º ao 9º ano: Laís Cecília da Silva Borges, E.M. Rural de Tempo Integral Ponte da Pedra, Paraúna;
 Categoria Ensino Médio: Marli Cândida Medeiros Rodrigues, Colégio Estadual Dom Veloso, Itumbiara​

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here