3º Congresso Nacional da Juventude do PT. Delegação tocantinense é composta por 50 jovens

0
1186
PT 3º Congresso em Brasília
Acontece entre os dias 19 e 22 de novembro em Brasília (DF), o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT) e reúne mais de 600 delegados petistas, além de convidados e observadores, para discutir os rumos da juventude do partido, além de eleger a nova direção da JPT. A delegação tocantinense é composta por cerca de 50 jovens e embarcou nesta quinta-feira (19).
Durante a abertura oficial do Congresso na manhã desta sexta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar “preocupado” com a tentativa de vários setores da comunicação e da sociedade de tentarem “induzir a sociedade a não gostar de política, de tentar induzir de que a palavra política por si só está apodrecida”.
E ressaltou que a mobilização da juventude mostra que “a ideia de que a juventude não gosta de política é apenas uma ideia de quem não gosta de política e quer desmotivar os jovens”.
O tema principal do 3º Congresso é a luta contra o extermínio da juventude negra. Neste sentido, no dia da Consciência Negra, (20/11) houve uma plenária de auto-organização ‘Negros e Negras, da JN13’.  Além disso, às 20h, a JPT organiza um ato “Juventude viva – Contra o extermínio da juventude negra”.
O Secretário da JPT do Tocantins, Domingos Santos ressalta a importância do evento. “O congresso como um todo é um momento importante de mobilização e organização da juventude. E acima de tudo, de defesa da democracia e do governo Dilma. A juventude reconhece os avanços trazidos pelos governos do PT e entende que não podemos retroceder nos direitos e nas conquistas”, Afirma.
“Além disto, precisamos discutir o racismo e lutar contra o extermínio da juventude negra, que diariamente sofre discriminação. Queremos igualdade de direitos e acima de tudo respeito pela história e contribuição dos negros e negras para o crescimento do Brasil”, enfatiza o secretário Domingos Santos.
Também haverá plenárias de auto-organização dos jovens LGBT e das mulheres, no dia 21. Os debates em grupos temáticos acontecerão no terceiro dia do Congresso e no dia 22 os jovens petistas participam da plenária final do 3º ConJPT. (Com Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here