Primeira Conferência Municipal dos Direitos Humanos acontece na próxima semana

0
1218
Secretaria Municipal de Comunicação. Prefeitura de Goiânia

Desenvolvimento sustentável será base para discussões sobre direitos ambientais, econômicos, sociais e culturais

Goiânia vai sediar nos dias 26 e 27 de novembro a Primeira Conferência Municipal de Direitos Humanos, numa promoção da prefeitura da Capital via Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e entidades da sociedade civil. Serão discutidos direitos ambientais, econômicos, sociais e culturais, conforme solicitação do prefeito Paulo Garcia, tendo como referência o programa de governo da atual da administração: o desenvolvimento sustentável. “É importante que haja equilíbrio e harmonia entre espaço urbano, meio ambiente e o ser humano, e meu desejo é que as discussões e propostas da desta conferência caminhem neste sentido”, ressaltou o prefeito.

O secretário dos Direitos Humanos, Pedro Wilson, informa que a conferência deseja apontar uma série de políticas afirmativas para a igualdade racial, para pessoas com deficiência física, para a juventude, para o respeito à diversidade sexual. “Não vamos ficar apenas nas proposições, o prefeito Paulo Garcia nos pediu para que abordemos também questões como a violência contra  mulheres, jovens, gays; a violência institucional e o problema sério das populações de rua de nossa capital”, disse o secretário.

A abertura  da Conferência será no dia 26, às 8h,  no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária. A vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, procuradora Ivana Farina, fará a palestra magna, abordando a situação dos Direitos Humanos em Goiás e no Brasil.

Para o dia 27 estão previstos os trabalhos dos grupos de discussão entre sociedade civil e poder público, que vão apontar para a Prefeitura de Goiânia as ações que o poder municipal deve encaminhar para implementar políticas públicas de direitos humanos na Capital. Na abertura, o secretário Pedro Wilson e o advogado Allan Hahnemann Ferreira, da Rede Cerrado de Assessoria Jurídica popular, farão pronunciamentos abordando os principais temas da conferencia.

As inscrições para participar da conferência já podem ser feitas pelo portal da Prefeitura de Goiânia – www.goiania.go.gov.br – ou nos dias 26 e 27 antes do início dos trabalhos. Ângela Cristina, da SMDHPA e da  comissão de organização, informa que muitas inscrições já foram feitas e que a participação de entidades da sociedade civil está superando as expectativas. “A comissão organizadora está extremamente satisfeita com o número de inscritos até agora, mas teremos muito mais”, acredita Ângela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here