Educação em foco: Celebração de centenário de escritores vai virar livro e DVD

0
2496
Secretária Raquel Teixeira deu a boa notícia aos escritores goianos

Uma celebração da literatura goiana e brasileira teve palco no auditório Lygia Rassi, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na noite do dia 20 de novembro. Quatro grandes escritores da atualidade deram voz a quatro grandes escritores que projetaram Goiás para o mundo. Bariani Ortêncio falou de Eli Brasiliense, o mais metafórico e criativo dos escritores, sempre preocupado com as questões sociais. Em seguida, Lêda Selma apresentou ao público Carmo Bernardes, o escritor de tantas faces: contista, romancista, cronista e muito mais. Miguel Jorge apresentou a vida e obra de Bernardo Élis, nome singular da literatura brasileira. As apresentações foram encerradas por Gilberto Mendonça Teles, que falou sobre José J. Veiga, que renovou a literatura nacional. Durante a solenidade, a secretária Raquel Teixeira anunciou que os textos apresentados vão ganhar uma edição ampliada, com biografia dos autores, capa dura e DVD da celebração inclusos. Esse material será distribuído para todas as escolas públicas de Goiás.


 

 Escola debate escassez e preservação da água  
Com o tema “Água: a última gota”, a Escola Municipal Benedita Luíza da Silva de Miranda, localizada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, promoveu de quarta-feira, 25, a sexta-feira, 27, o I Congresso Benedita Luíza Sustentável. O evento teve o objetivo de alertar alunos, servidores e pais sobre a importância da preservação da água para o meio ambiente e a sociedade.


 

Escolas têm dia Dia D para discutir Base Nacional   
No último dia 24 foi o Dia D para as escolas ligadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) discutirem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi uma oportunidade especial para que toda a comunidade escolar opine sobre como deve ser o currículo das escolas de Educação Básica do país.


 Apresentação teatral beneficente
No dia 03 de dezembro, o Sesi Ferreira Pacheco em Goiânia vai receber o espetáculo “Viver é hoje”, promovido pelo projeto social Espaço Cultural da Funerária Pax Domini. A apresentação tem cunho beneficente e a entrada é gratuita – sugere-se ao público que contribua com alimentos não-perecíveis, que serão doados à Associação de Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas. A apresentação começa às 20h, no teatro Sesi Ferreira Pacheco.


 

 Sons do Cerrado estreia espetáculo itinerante
O grupo Sons do Cerrado, do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás, estreiou este mês o espetáculo Gerais: músicas e audiovisuais, que conta com apoio da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura. As apresentações têm cunho itinerante e ocorrem em diversas cidades goianas, começando por Jataí (25/11), logo depois, Itumbiara (27 ), Inhumas (1º/12), Pirenópolis (2/12) e encerra em Goiânia. Os espetáculos serão encenados sempre às 20 horas, com entrada franca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here