Marconi idealiza gestão em Goiânia com referência no Estado

0
1995

Encontro reúne especialistas para discutir a realidade do cotidiano goianiense e traçar uma nova consciência urbana para a Capital

O Estado de Goiás e o legado de Marconi Perillo (PSDB) foram apresentados como modelo para a construção do futuro de Goiânia pelo próprio Governador na manhã desta sexta-feira, dia 4, durante o 5º “Fórum Goiânia 2020 – A cidade que queremos”. O evento encerrou o calendário de 2015 do Fórum, que tem como objetivo reunir especialistas para discutir a realidade do cotidiano goianiense, aprofundar soluções para um cenário prospectivo e traçar uma nova consciência urbana para a Capital.
De acordo com Marconi, a Goiânia que queremos pressupõe serviços de qualidade e que os entes federados se comprometam a buscar uma saúde com atendimento eficiente, assim como o Governo tem realizado através das Organizações Sociais de Saúde (OSS). A cidade que sonhamos, ainda segundo o Governador, pressupõe educação de qualidade, assim como a classificação do Estado em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e mobilidade para todos, como a construção de ciclovias e investimentos em iluminação.
“No trânsito, precisamos de intervenções planejadas e criativas. A Goiânia que queremos pressupõe também a universalização dos serviços de água e esgoto. Buscamos uma cidade que tenha menos diferenças culturais e desigualdades sociais”, disse Marconi.
A inovação tecnológica, a modernização e a pesquisa também devem ser prioridades da gestão municipal, conforme destacou o Governador. “Temos que começar a pensar grande”.

Participação internacional
Além da participação especial de Marconi, o Fórum contou com o deputado federal colombiano, Andrés Villamizar. Com a palestra “A Bogotá que queremos como referência para a Goiânia que queremos – o pós-conflito e uma Colômbia em paz” foi apresentada a realidade de Bogotá, que tem uma economia “pujante”, mas problemas sociais muito “críticos”.
“Aproximadamente 10% da população de Bogotá vive abaixo da linha da pobreza e 2% vivem abaixo da linha da pobreza extrema. Que em 2020, Goiânia e Bogotá sejam cidades mais equitativas e planejadas para as pessoas”, disse Villamizar.

Presenças
O Fórum Goiânia 2020, que aconteceu no Cinema Lumière do Shopping Bougainville, é idealizado pelo diretor do Akhenaton Institute e do Grupo Brasil Colômbia, o publicitário Marcus Vinícius Queiroz.
“Estamos promovendo um diálogo diferente. Mais que isso, estamos plantando uma semente que começa a germinar para que, então, possamos escolher o próximo prefeito. A próxima pessoa que quiser ser prefeito de Goiânia vai ter que debater com a sociedade propostas e soluções mais inteligentes”, afirmou Marcus Vinícius.
O pré-candidato à prefeitura de Goiânia nas próximas eleições, Luiz Bittencourt, foi convidado para expor suas visões sobre o tema “A Goiânia que queremos”. Para ele, o conceito fundamental da vida na cidade é a cidadania. “Falta cidadania nas grandes cidades e isso reflete de várias maneiras, na falta de atendimento na saúde, no transporte coletivo de baixa qualidade, na violência desenfreada, na educação precária e na falta de preservação dos recursos naturais”, pontuou Luiz Bittencourt.
A programação do Fórum contou também com palestra do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e do Conselho de Desenvolvimento Estratégico, Sustentável e Econômico de Goiânia (Codese), Renato de Sousa Correia; e do escritor e artista plástico, Hector Ângelo, de 12 anos.
Em reconhecimento às suas trajetórias e participações ativas na transformação do futuro de Goiânia, foram homenageados durante o Fórum: o diretor-presidente da Luztol, Karluz Silva; o deputado federal, Delegado Waldir (PSDB); o recém-eleito para a presidência da OAB, Lúcio Flávio; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Anselmo Pereira (PSDB); e o diretor/presidente da Polo Imóveis, Sebastião Rodovalho.
Estiveram presentes no evento, ainda, o procurador federal e porta-voz da Rede Sustentabilidade Goiás, Aguimar Jesuíno; o deputado federal, Marcos Abrão (PPS); o deputado estadual, Francisco Júnior (PSD); o vereador Elias Vaz (PSB); e o prefeito municipal de Itaberaí, Roberto Silva (PRTB).
O evento é realizado pelo Akhenaton Institute com apoio do Cinema Lumière, Band FM Goiânia, Jovem Pan FM, Grupo Brasil Colombia e Kingdom Park Residence.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here