Mais policiais para garantir segurança nas compras

0
1289
O recrutamento de policiais militares para atuar nas ruas foi concluído: são mais de 340 homens e mulheres que estarão de prontidão para combater todo tido de crime

Neste mês de dezembro os policiais de todas as unidades administrativas do Estado de Goiás devem cumprir meio expediente no serviço administrativo e a outra metade na parte operacional, para realizar o policiamento ostensivo

Fabiola Rodrigues

Uma das épocas mais movimentadas do ano, natal e ano novo levam milhares de pessoas às compras. O comércio na Capital e em outras cidades-polos do Estado atrai pessoas em busca daquele presente ou mesmo atrás de compras para fazer aquela ceia de natal ou réveillon. A entrada em circulação do dinheiro proveniente do décimo-terceiro salário é mais um motivo para a população ficar alerta com a ação de criminosos. Tudo isso significa circulação de dinheiro.
Por isso, todo cuidado é pouco, porque nessa época do ano também aumentam a incidência de crimes contra o patrimônio, como furtos, roubos, assaltos e os famosos saidinha de banco. Atenta a esses crimes, a Policia Militar já começou a operação Boas Festas em Goiânia, que se divide em duas etapas: a primeira teve início dia 25 de novembro, e a segunda começa dia 14 de dezembro e segue até dia dois de janeiro.
Segundo o comandante do Policiamento da Capital, coronel Divino Alves, até o dia 14 dezembro a quantidade de policiais nas ruas já está maior, porém a partir do dia 14 o reforço vai aumentar, contando com 340 homens e mulheres que concluíram o curso de aperfeiçoamento na Academia da Polícia Militar no mês de novembro. O Bairro de Campinas e o Centro de Goiânia são duas regiões em que o policiamento é ainda mais intensificado, já que são locais preferidos para compras.
O assessor de Comunicação da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes, diz que a operação Boas Festas têm a finalidade de dar tranquilidade à população e combater principalmente furtos e roubos, que ocorrem com mais frequência neste período do ano. Mendes lembra que a corporação tem duas frentes, a preventiva e a repressiva.
Nas ações preventivas, a PM concentra esforços na modalidade de policiamento comunitário, buscando aproximar cada vez mais a instituição dos comerciantes e da população em geral. Segundo Mendes, essa aproximação é feita com reuniões, visita de policiais aos estabelecimentos comerciais e também com ferramentas mais modernas e rápidas de acionamento da polícia, como grupos de WhatsApp, aplicativos de trocas de mensagens instantâneas pelo celular etc.
“Um grupo de WhatsApp hoje contempla os comerciantes de uma determinada localidade com o acionamento direto da viatura. Isso faz parte de uma das ações de policiamento comunitário, além é claro de o policial conhecer o comerciante, o comerciante conhecer o comandante da unidade, de saber que pode confiar na instituição. É uma filosofia de confiança mútua entre instituição e população”, ressalta o tenente-coronel.
Ricardo mendes lembra de algumas dicas importantes para não se tornar uma vítima fácil dos criminosos. Ficar bem atento a todas as movimentações e não andar só são algumas delas.


 

Aparecida de Goiânia aposta na prevenção

Ricardo Mendes, assessor  de Comunicação da PM: “A Operação Boas Festas dará tranquilidade à população”
Ricardo Mendes, assessor de Comunicação da PM: “A Operação Boas Festas dará tranquilidade à população”

O policiamento preventivo e repressivo neste período do ano também está sendo intensificado em outros municípios, além da Capital. Em Aparecida de Goiânia o reforço começou desde o último dia quatro e vai até o dia 11 de janeiro. Nas avenidas de maior concentração de pessoas, os policiais militares estarão dando o suporte necessário para evitar furtos e roubos que podem ser cometidos pelos bandidos.
Segundo o coronel Mauro Sales de Araújo, que responde pelo 2º Comando Regional da PM, sediado em Aparecida de Goiânia, responsável pelas cidades do Entorno da Capital, o estado está investindo mais dinheiro no policiamento. Aparecida de Goiânia, segunda maior município do Estado, recebeu 120 policiais militares, como reforço para a Operação Boas festas. Esse número representa 30% a mais de Pms nas ruas da cidade.
Além do policiamento intensificado para o final do ano, o coronel explica que a prefeitura de Aparecida de Goiânia está dando suporte para policiais militares, assim como os batalhões de Choque e da Rotam, que estão de prontidão para ajudar a combater a tentativas de roubos e furtos na região metropolitana de Goiânia.
Este ano, policiais estão fazendo ação preventiva com consumidores e comerciantes pela cidade de Aparecida de Goiânia. O coronel Sales informou que os Pms estão entregando panfletos informativos  para consumidores e comerciantes com orientações de como evitar de serem vitimas dos bandidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here