Ações do governo beneficiam juventude

0
1092
Apesar de todas as dificuldades que o Estado e o País passaram em 2015, a Secretaria do Governo implementou várias ações e programas, sendo que muitos deles continuarão a ser desenvolvidos em 2016. Dentre os principais, estão o Governo Junto de Você, a realização em Goiânia do 54º Congresso Nacional dos Estudantes, a 3ª Conferência Estadual da Juventude, em Goianésia, e o Programa Passe Livre Estudantil.

Uma das ações mais importantes desenvolvidas pela Secretaria de Governo em  2015, explica o secretário Henrique Tibúrcio, foi a 3ª Conferência Estadual da Juventude, realizada em Goianésia, que reuniu mais de mil jovens, representantes de todos os municípios do Estado. Ali foi discutida qual a melhor política pública voltada para a juventude e, dessa discussão, será gerado o Estatuto Estadual da Juventude. Goiás mais uma vez sai na frente como o primeiro Estado a ter essa legislação com políticas voltadas exclusivamente para a juventude.

Ainda nessa conferência de Goianésia, a implementação das OSs na Educação foi debatida com profundidade pelos participantes. Henrique Tibúrcio ressalta que 70% dos estudantes que participaram do evento aprovaram mais esse importante passo pioneiro na gestão do governador Marconi Perillo.

A proposta de inclusão do ensino de políticas públicas na grade curricular e a moção de manutenção da Secretaria Nacional da Juventude, que havia sido extinta pelo Governo Federal na última reforma administrativa, também foram aprovadas. Nos três dias da conferência os jovens participaram de palestras, apresentações culturais e oficinas, debates, análise, gestão, implementação e proposições de novas políticas públicas voltadas para a juventude em Goiás.

Ao final do evento foram eleitos os 37 delegados que representaram Goiás na Conferência Nacional da Juventude, realizada no Distrito Federal de 16 a 19 deste mês, com tema: As várias formas de mudar o Brasil.

Incremento
A Segov assumiu em 2015 mais uma relevante missão na administração estadual: a Gerência de Articulação e Convênios do Estado de Goiás. A transferência da gestão, antes responsabilidade da Casa Civil, ocorreu a partir da publicação da Lei 18.934/2015, de 16 de julho. O setor passa a integrar as oito gerências da Segov, conferindo à secretaria mais força de articulação com os municípios.

A gerência assiste a entidades municipais sem fins lucrativos, reconhecidas como utilidade pública estadual, realizando transferências voluntárias para auxílio nas demandas. “Apesar das dificuldades, nós temos conseguido celebrar alguns convênios e isso, com certeza, será bastante ampliado em 2016, enfatiza o secretário.

                                                                 Programa Governo Junto de Você
0011-300x199Durante este ano foram realizadas cinco edições do Governo Junto de Você (GJV) no interior de Goiás: Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Santa Helena de Goiás, Cristalina e Padre Bernardo, totalizando mais de 400 mil atendimentos. Para o coordenador do GJV, Guto Medeiros, “o diferencial desse programa é o fato dele atender o cidadão perto de sua casa”. Nas 42 edições do GJV, desde sua criação, foram totalizados 2.773.287 atendimentos. “Cada atendimento no Governo Junto de Você custa menos de cinco reais. O custo é baixo em relação aos benefícios que são oferecidos à comunidade”, destaca o secretário de Governo Henrique Tibúrcio.

A Segov já deu andamento à licitação que visa definir quantas edições do Governo Junto de Você serão realizadas em 2016 e quais serão os municípios atendidos. A previsão é de que sejam realizadas no mínimo 10 edições no próximo ano.

Parceria
A Segov firmou parceria com a Câmara Municipal de Goiânia para atender, simultaneamente, a capital e o interior do Estado com os serviços do Governo Junto de Você. Na capital o programa já esteve no Setor Morada do Sol (Região Noroeste), Jardim Novo Mundo (Região Leste), Vila Abajá (Região de Campinas) e Jardim América (Região Sul).DSC9261-300x199

Foi um sucesso essa parceria, explica Henrique Tibúrcio. “A Câmara Municipal levou suas sessões e o governo ofereceu vários serviços, junto com a prefeitura, ao cidadão. E pode ver que o governo de Goiás, apesar de suas diferenças partidárias, tem sempre um olhar voltado para o bem estar da população. E isso vai continuar em 2016, com mais sete edições em Goiânia”.

O GJV bateu recordes esse ano em relação ao ano passado, mostrando o acerto desse programa e sua importância para a população, ressalta o secretário. “O povo de Goiás a cada dia mais reconhece o valor que o Estado dá a ele, cidadão, no seu exercício de direito de ter cidadania, dignidade e serviços de qualidade ofertados pelo governo de Goiás”. Apesar de ter sido realizado em cinco municípios, a abrangência do GJV atinge mais de 50 municípios e distritos do Estado, levando cerca de 230 serviços à população, em cada edição.

Passe Livre
logo_passe_livre_260x162O Passe Livre Estudantil, que esse ano funcionou a todo vapor, atendeu mais de 52 mil estudantes dos níveis Fundamental, Ensino Médio, Técnico de Nível Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação dos 18 municípios da Região Metropolitana de Goiânia. O Governo de Goiás tem como meta levar o programa para as maiores cidades do Estado. Para buscar informações sobre o Passe Livre o estudante pode acessar o endereço eletrônico www.juventude.go.gov.br.

O PLE, administrado pela Superintendência da Juventude da Secretaria de Governo (Segov), assegura ao estudante, a partir dos 12 anos de idade (até os 12 anos de idade o Setransp fornece o Cartão da Criança), duas viagens gratuitas de transporte coletivo por dia, para ir e voltar da instituição de ensino, podendo ser contemplado com até 48 viagens mensais.

Para o secretário Henrique Tibúrcio, esse transporte gratuito ajuda muito a conter a evasão escolar. “É uma preocupação do governo contribuir para que o Estado continue avançando cada vez mais nos índices positivos que ele tem na Educação. O passe livre será incrementado em 2016, passando a atender outros municípios do Estado”, finaliza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here