TV Brasil Central exibe série sobre o Autismo

0
8249

A TV Brasil Central (TBC), emissora da Agência Brasil Central (ABC) afiliada da TV Cultura em Goiás, está exibindo a série Autismo – Um Mundo Singular. São seis episódios que mostram os sinais de alerta do transtorno, tratamento em Goiânia, inclusão escolar, mercado de trabalho, legislação e dicas de filme e sites para pais e cuidadores. O objetivo é disseminar o máximo de informações para contribuir com diagnósticos cada vez mais precoces e com o fim do preconceito.

 

A síndrome
Atualmente, a ocorrência do autismo em crianças é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e aids juntos. As estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões no Brasil. Uma pesquisa recente realizada com pais nos Estados Unidos indicou que uma em cada 45 pessoas – de 3 a 17 anos – teria a síndrome, mais conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número oficial, porém, continua sendo o de outro levantamento, também norte-americano: 1 a cada 68. O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O diagnóstico é clínico, feito por meio de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade: as crianças não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama; a partir dos 12 meses, elas também não apontam com o dedinho; demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder e sorrir, podem não demonstrar muita reação.

Na TV
A série da TBC que começou a ser exibida na segunda-feira, dia 21, vai até sábado, 26, no Jornal Brasil Central (JBC), a partir das 12 horas, e no TBC Notícias, às 18h30, neste último, o episódio final vai ao ar no dia 28 de dezembro. Para os telespectadores que moram em Goiás, basta sintonizar nos canais 13 (TV aberta e GVT) ou 20 (Net). Para quem mora em outros Estados, as reportagens serão disponibilizadas, após a exibição na TV, no youtube (canal TBC).

card-para-post-face-e-instaNas redes sociais, os internautas podem também fazer parte dessa corrente do bem para divulgar informações sobre o autismo durante toda essa semana, utilizando as hashtags #Autismo, #UmMundoSingular, #TBC e #DivulgueEssaCausa.

O trabalho foi idealizado pela repórter Carla Lacerda e executado por ela; pelos cinegrafistas Isaildo Santos e Alano Mota; pela produtora Daniela Soares; pela editora de texto Henaura Avelar; pelo editor de imagens Luiz Cláudio Nascimento Cavalcante, que também cuidou da finalização das matérias; e por Kanji Iwamoto Júnior, responsável pelo videografismo. Acompanhe o primeiro episódio da série

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here