Empossados dois novos auxiliares do governo

0
1587
A solenidade de posse aconteceu no Salão Oval do Palácio Pedro Ludovico. Fotos: Marco Monteiro

O governador Marconi Perillo recomendou nesta terça-feira, dia 29, à equipe de auxiliares que resistam ao “comodismo” de reações corporativistas e continuem inovando em suas pastas para que as experiências bem-sucedidas da administração se repliquem todas as áreas.

“Vamos levar às outras áreas as experiências bem-sucedidas que conquistamos na Saúde”, afirmou em solenidade no Salão Oval do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, durante posse de João Furtado de Mendonça Neto na Secretaria da Casa Civil e de Manoel Xavier Ferreira Filho na presidência do Detran.

Nas boas-vindas aos auxiliares, Marconi reafirmou que vai continuar lutando em busca de conquistas em todas as áreas. É o caso da Educação, que passa por processo de compartilhamento de gestão, com as Organizações Sociais. Processo que se segue apesar de conquistas como o primeiro lugar no Ideb, em 2013. “Queremos ir mais longe”. Ele disse que não se conforma com os rumos da Educação brasileira, e e deu como exemplo o fato de nenhuma universidade do País estar entre as 200 melhores do mundo, enquanto apenas os Estados Unidos têm 50.

“Não vamos nos acomodar, mesmo com essas pessoas que não querem nem conhecer o novo, não querem experimentar”, afirmou. O governador ressaltou a importância de contar sempre com os melhores auxiliares. “O principal segredo de uma boa gestão, seja no setor público, seja no setor privado, é a competência para formar uma boa equipe”, aconselhou, em alusão aos dois novos empossados, bem como ao histórico de serviço prestado por José Carlos Siqueira. “São pessoas comprometidas com a sociedade, com quem temos nosso compromisso”, destacou.

Foi com esse princípio, segundo o governador, que seus quatro governos vêm sendo testados, criticados, aplaudidos e, por fim, aprovado pela grande maioria. “Sempre vencemos, pois mantivemos como base os mesmos princípios de seriedade, dedicação e profissionalismo. E não será diferente agora”, garantiu, ressaltando ainda que esse mandato será concluído, em 2018, “da melhor forma possível, com excelentes resultados à sociedade goiana e brasileira”.

Ao agradecer a José Carlos Siqueira, Marconi lembrou que o ex-auxiliar sempre esteve ao seu lado, desde seu primeiro governo, tendo participado da realização do primeiro plano de governo. “É um apóstolo do serviço público de alto nível, um homem devotado à causa pública. Aprendi muito com ele, com seu equilíbrio, competência”, elogiou. “Vai fazer falta, mas novas missões o aguardam”, disse.

O governador destacou, na sequência, o “excelente conteúdo jurídico” do novo titular, fundamental na Casa Civil – além da relação que a pasta tem de manter com as demais. “Sempre confiei muito em João Furtado e continuo confiando.” Marconi também ressaltou o preparo de Manoel Xavier, que também participou do primeiro plano de governo. Confiante no profissionalismo do novo titular do Detran, Marconi avisou: “concluiremos todo o processo de organização, fazendo do Detran uma vitrine, um caso de sucesso da administração estadual”.

Serviços públicos
Ao assumirem novas funções no governo estadual, o secretário-chefe da Casa Civil, João Furtado, e o presidente do Detran, Manoel Xavier, reafirmaram ao governador Marconi Perillo o compromisso com a eficiência da gestão, o rigor na aplicação dos recursos públicos e a permanente interlocução com a população.

João Furtado é o novo Secretário da Casa Civil
João Furtado é o novo Secretário da Casa Civil

João Furtado é procurador do Estado e já ocupou os cargos de secretário de Segurança Pública e chefe de Gabinete do Governador. Estava no Detran desde janeiro de 2015. Em seu discurso de posse, João Furtado agradeceu ao governador o apoio, orientação e até mesmo “cobrança por algo que não estava no rumo certo”. Comparou o novo desafio ao da Procuradoria-Geral do Estado, devido sua importância, e destacou que tentará manter na nova pasta o mesmo “brilho, credibilidade e resultados” de José Carlos.

 

 

 

 

Manoel Xavier é o novo presidente do Detran
Manoel Xavier é o novo presidente do Detran

Manoel Xavier era superintende executivo de Gestão da Segplan desde janeiro de 2015. Entrou no governo em 1999, tendo passando pelas secretarias da Saúde e Educação. Presidiu a Agência Goiânia de Administração e Negócios Públicos (antiga Aganp, hoje parte da Segplan). Foi também superintendente do Sebrae. Para sua vaga na Segplan, assumiu a ex-superintendente executiva da Casa Civil, Paula Amorim.

Três pilares
O novo diretor do Detran também agradeceu o apoio e a confiança de Marconi Perillo, e adiantou que atuará com três pilares: melhoria da prestação de serviços, não aceitação da malversação de recursos públicos e a participação do Detran no desenvolvimento do Estado, no financiamento dos programas prioritários do Governo de Goiás.

José Carlos Siqueira já ocupou os cargos de secretário da Fazenda e do Planejamento no Governo de Goiás. Foi ainda professor, delegado do Tribunal de Contas do Estado e consultor jurídico e de orçamento. Em sua fala, fez três agradecimentos, um, reconhecimento e um pedido. Os agradecimentos foram a Deus, pela vida, família e liberdade; ao governador, pela confiança de longos anos; e a todas as equipes que integraram e integram o governo, pela compreensão e confiança em seu trabalho. O reconhecimento foi relativo às condições pessoais, técnicas e intelectuais dos novos empossados, dos quais disse ter certeza de que serão bem-sucedidos.

Por fim, deixou seu recado, ao governador Marconi Perillo: “Jamais permita que seu governo, nosso governo, negligencie em priorizar de forma singular os investimentos no setor social, de forma a amainar de as iniquidades sociais, porque a essência do Estado é a realização do bem comum, assim como o amor é a essência de Deus”, disse.

Gabinete de Imprensa da Governadoria

– See more at: http://www.goiasagora.go.gov.br/empossados-dois-novos-auxiliares-do-governo/#sthash.0jKnOuTl.dpuf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here