Goiás se prepara para ganhar cinco novos Itegos em 2016

0
751
Vice-governador José Eliton e equipe vistoriam obra do Itego em Aparecida de Goiânia. Foto: Wildes Barbosa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) prevê para o primeiro semestre de 2016 a inauguração de cinco novos Institutos Tecnológicos para Goiás. Com obras em estágio avançado, as unidades de Aparecida de Goiânia (Itego Roberto Civita); Bairro Floresta (na região Noroeste da capital – Itego José Luiz Bittencourt); Mineiros (Itego Raul Brandão de Castro); Piracanjuba (Itego Wilson Cavalcante Nogueira) e Santo Antônio do Descoberto (Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira).

A unidade de Aparecida de Goiânia, localizada no Jardim Buriti Sereno, está orçada em R$ 9 milhões e segue os moldes de Escola Técnica Padrão 1.200 – que leva assinatura do Ministério da Educação (MEC). Bancada com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a obra está projetada em um terreno de 12 mil metros quadrados e 5.570 metros quadrados de área construída, que vão contemplar 12 salas de aula, seis laboratórios de médio porte, dois grandes laboratórios, biblioteca e teatro. Segundo o secretário de Desenvolvimento, José Eliton, a obra contribuirá para a valorização da profissionalização em Goiás, além de promover o reconhecimento do Setor Buriti Sereno.

Reforço garantido 
Em 2015, mais duas unidades que integram a Rede Pública Estadual de Educação Profissional, ou Rede Itego, foram inauguradas. Os novos institutos tecnológicos foram instalados em Catalão (Itego em Artes Labibe Faiad) e Goiânia (Itego de Educação a Distância Léo Lince do Carmo Almeida) e passam a atender a população com cursos em todos os níveis e modalidades, além da prestação de serviços tecnológicos e ações de inovação com transferência de tecnologia.

As 16 unidades que estão em funcionamento em cidades-polo de Goiás atenderam, neste ano, mais de 50 mil alunos em cursos de nível técnico, superior, formação inicial e continuada, de qualificação e nos programas Pronatec e e-Tec Brasil, em parceria com o governo federal. Os municípios que possuem unidades da Rede Itego são: Goiânia (três unidades), Catalão (duas unidades), Anápolis, Caiapônia, Ceres, Cristalina, Goianésia, Goiás, Goiatuba, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana.

Além dos institutos tecnológicos, a Rede Itego é constituída também por 60 colégios tecnológicos – Cotecs – que têm como missão principal atender os arranjos produtivos locais (APLs) com capacitação profissional, prestação de serviços tecnológicos e ações de inovação. Dessa forma, o setor produtivo goiano tem sido beneficiado em todas as regiões do estado. Itegos e Cotecs são vinculados à SED por meio da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here