Ação inédita contra Aedes aegypti começa nesta quarta

0
656

Trinta e três municípios de diferentes regiões goianas recebem nesta quarta-feira, dia 6, a primeira força-tarefa do ano para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em todas as cidades serão realizados mutirões simultâneos com ações sincronizadas, para prevenir dengue, chikungunya e zika.

Todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos municípios serão vistoriados pelas equipes. O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes e em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM).

Além da ação desta quarta-feira, haverá também nesta sexta-feira, dia 8, outra mobilização em 38 municípios. As atividades prosseguem nos dias 12, 14, 19, 21 e 26 deste mês, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando visitas aos domicílios de 246 municípios. Essa estratégia integra o movimento Goiás contra o Aedes, que tem a meta de visitar 3 milhões 120 mil domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho em fevereiro, abril e junho.

Com o cenário epidemiológico do Estado é preciso ligar o sinal de alerta. Em 2015 foram registrados 187 mil notificações de dengue. Além disso houve no último mês de dezembro a confirmação do primeiro caso do zika vírus. Para o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, é fundamental a participação ativa dos prefeitos para reduzir esses números. “O gestor municipal é uma figura decisiva para formar a força-tarefa local, capaz de mobilizar todos os setores sociais para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir as doenças da população”, diz.

Até o momento, o Goiás contra o Aedes  realizou ações nos municípios de Trindade e em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. A operação nas duas cidades serviu de base para a expansão da primeira grande força-tarefa nos 81 municípios.

Municípios da força-tarefa nesta quarta-feira
Abadia de Goiás
Vila Boa
Jesupólis
Campestre
Ceres
Cidade de Goiás
Goiandira
Goiatuba
Itaberaí
Luziânia
Morrinhos
Palmeiras de Goiás
São Luís de Montes Belos
Senador Canedo
Silvânia
Urutaí
Aruanã
Cristalina
Guarani de Goiás
Iporá
Jataí
Minaçu
Mineiros
Niquelândia
Padre Bernardo
Planaltina
Porangatu
Quirinópolis
Rio Verde
Santa Helena de Goiás
Santa Rita do Novo Destino
São Miguel do Araguaia
Uruaçu

Mais informações: (62) 3201.3784

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here