O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira (4), a demissão de Rafa Benitéz. O seu substituto é um dos maiores jogadores da história do futebol: Zinédine Zidane, eleito três vezes o melhor do mundo pela Fifa como jogador, assume o cargo.

Zidane, 43 anos, trabalhou por um ano como auxiliar de Carlo Ancelotti (ex-técnico do Real Madrid). Como auxiliar, conquistou a décima Liga dos Campeões da equipe. Ele estava à frente do Real B desde junho de 2014. Assim como Zidane, muitos craques do futebol deixaram os gramados para virar treinador. Confira a lista com jogadores que se tornaram técnicos.

Zico

Creative Commons - CC BY 3.0 - Zico
Creative Commons – CC BY 3.0 – Zico

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi um dos maiores jogadores da história. Jogou em três copas do mundo (1978, 1982 e 1986), deixou o futebol em 1994 e voltou como assistente de Zagallo na Copa de 1998. Assumiu a seleção do Japão em 2002. Ganhou a Copa da Ásia de 2004, mas foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo de 2006. Depois, passou pelo Fenerbahçe, da Turquia, e por clubes da Rússia e Uzbequistão. Atualmente, treina um time da Índia.

Maradona

Creative Commons - CC BY 3.0 - Maradona Wikimedia Commons
Creative Commons – CC BY 3.0 – Maradona Wikimedia Commons

Craque da Argentina e um dos maiores jogadores de futebol do mundo, Diego Armando Maradona não repetiu o sucesso de dentro dos gramados. Assumiu a seleção da Argentina em 2008 e foi o técnico da equipe na Copa do Mundo de 2010. Treinou o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, e é embaixador do esporte em Dubai.

Beckenbauer

Creative Commons - CC BY 3.0 - Beckenbauer Wikimedia Commons
Creative Commons – CC BY 3.0 – Beckenbauer Wikimedia Commons

Franz Beckenbauer, ex-futebolista alemão, considerado por especialistas como o maior líbero da história do futebol, tendo ganho todos os títulos possíveis que um atleta futebolístico pode conquistar na carreira, dentre eles: Champions League, Copa do Mundo, Eurocopa e a Bola de Ouro. Beckenbauer foi técnico da seleção alemã, e levou sua equipe à Copa do México em 1986, onde foram vice-campeões. Depois, sua equipe conquistou o tricampeonato em Roma. Após conquistar a Copa da Itália, foi dirigir o Olympique de Marsella, mas terminou como dirigente do Bayern Munique, clube em que é presidente.

Cruyjff

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cruyff Wikimedia Commons
Creative Commons – CC BY 3.0 – Cruyff
Wikimedia Commons

Johann Cruyjff, treinador e ex-futebolista dos países baixos. O jogador foi o melhor da história do futebol holandês e considerado o maior jogador europeu do século XX. Como técnico, Cruiyff levou o Barcelona a ser o maior time da Espanha e um dos maiores da Europa de 1990 até 1994. E venceu a Liga dos Campeões em 1992. Ele chegou inclusive a treinar a seleção da Catalunha (não reconhecida pela Fifa) em 2013.

Colaborou Carol Lira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here