Detran investe em tecnologia para melhorar atendimento

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om o objetivo de melhorar a cada dia o atendimento prestado ao usuário, o Detran está implantando um novo plano de Tecnologia da Informação. O portal foi reformulado, todos os sistemas estão sendo substituídos por sistemas Web, mais modernos e flexíveis. Os links de comunicação entre o Detran, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Vapt Vupt estão sendo atualizados para agilizar a transferência de dados. Toda essa mudança garantirá a segurança das informações e conforto e agilidade no atendimento.

Em 2015, o Detran adotou mudanças e novas tecnologias na tentativa de melhorar o atendimento à população. Entre as inovações, merece destaque a parceria com os Correios  ampliando a rede de serviços para solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Inicialmente, 21 municípios contam com essa oferta de serviços. A meta para 2016 é ampliar e fortalecer a rede de atendimento com correspondentes nas agências dos Correios para serviços de habilitação, renovação de CNH, solicitação de segunda via, entre outros.

Com a migração do sistema, foi reestruturada a gerência de habilitação. O atendimento aos usuários por telefone e pessoalmente ficaram melhores. A seção de apoio administrativo, revisão de processos, apoio aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), apoio técnico e seção de expedição ficaram ampla e moderna para atender a demanda que é de três mil processos por dia. Em 2015, foram triados 582.489 processos.

A intenção foi garantir qualidade e celeridade no atendimento ao cidadão em todas as áreas que dependem de tecnologia do Detran, além de reduzir fraudes no processo de obtenção da CNH e veículos. Confira as mudanças que foram realizadas de janeiro até novembro de 2015:

● Correções e melhorias no sistema Getran

● Integração para

atendimento pelos Correios

● Bloqueio de atendimento para CPF com Débito segundo portaria 606/2015

● Consulta de débitos por CPF no site

● Renach – Integração no processo de CNH

● Renavam – Integração na área de veículos (Migração do sistema)

● Financeiro – Ajustes na emissão de boletos

● Business Inteligence – Estatísticas e prestação de serviços

● Modernização na área de infraestrutura da TI

● Substituição de equipamentos em 15 Ciretrans

● Informatização em 37 Ciretrans

● Treinamento para CFCs

● Elaboração plano estratégico de Tecnologia da Informação 2015/­2018

Expansão das Ciretrans A meta para 2016 é dar continuidade à expansão e modernização de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) em Goiás. Algumas mudaram de sede para melhor atender os usuários. As que estavam em prédios com boa estrutura, passaram por reforma ou tiveram adequação de divisórias e rede lógica e elétrica. De janeiro até novembro de 2015 foram realizadas melhorias nos seguintes municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Aloandia, Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Anhanguera, Anicuns, Aragarças, Aragoiania, Aruanã, Aurilândia, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Britânia, Buriti Alegre, Cachoeira Alta, Cachoeira Dourada, Caiapônia, Caldas Novas, Campinaçu, Campinorte, Cavalcante, Ceres, Corumbaíba, Cristalina, Cristianópolis, Edealina, Edeia, Estrela do Norte, Firminópolis, Flores de Goiás, Formoso, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Hidrolina, Inhumas, Ipameri, Iporá, Itapuranga, Jaraguá, Jussara, Leopoldo de Bulhões, Mambaí, Mara Rosa, Minaçu, Mineiros, Montividiu do Norte, Morrinhos, Mundo Novo, Mutunópolis do Norte, Nerópolis, Niquelândia, Nova América, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Veneza, Orizona, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Paranaiguara, Paraúna, Piracanjuba, Piranhas, Pirenópolis, Pires do Rio, Planaltina, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Francisco de Goiás, São Luiz de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Trombas, Turvânia, Uruaçu, Urutaí e Vianópolis.

Detranzinho
Em 2015, o Detran também investiu em educação para o trânsito, por meio do Programa Detranzinho. O objetivo foi proporcionar aos alunos da educação infantil e fundamental, informações e vivências que propiciem a consciência de que eles são participantes ativos do trânsito como pedestre, ciclista ou passageiros, e torná-­los multiplicadores do conhecimento adquirido sobre o trânsito, valorizando a vida das pessoas de seu convívio social.

Criado em setembro de 2013, o programa já levou conhecimento sobre o trânsito para mais de 15.371 alunos. Em 2016, o Detranzinho será desenvolvido no maior número possível de escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios goianos. Atendendo pedidos também foram ministradas palestras na área de trânsito em escolas estaduais, municipais e particulares.

Semana de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito foi realizada de 18 a 25 de setembro com o intuito de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida. Neste ano, foi escolhido o tema: Seja você a mudança no trânsito.

Durante a semana o Detran ministrou palestras educativas para alunos em escolas estaduais, municipais e particulares, e entregou panfletos no aeroporto, shopping e bares. O Detran, realizou O Quem manda bem vai de bike, evento com mais de cinco mil inscritos. No final do percurso teve o sorteio de dez bicicletas. A ação tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo, mostrando os benefícios de se pedalar com prudência, além de alertar a sociedade para a necessidade da criação de mais ciclovias e ciclofaixas.

Balada Responsável
Com a meta de reduzir as mortes em acidentes de trânsito em Goiás e sensibilizar a população para os riscos de se associar o consumo de bebida alcoólica e direção, o Detran deu continuidade em 2015 ao Programa Balada Responsável. De janeiro até novembro de 2015: 277, 458 pessoas foram abordadas e 82 mil veículos abordados na Balada Responsável. Foram realizados 48.528 testes do bafômetro, sendo 5.656 condutores autuados em flagrante pelos Artigos 165 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Em 2016, a coordenação pretende expandir as equipes em Goiânia e no interior e reduzir o número de acidentes provocados pela combinação álcool e direção.

Goiás Sinalizado
Dezesseis cidades foram atendidas pelo Programa Goiás Sinalizado. Por meio da ação é feita a sinalização de trânsito vertical, com a instalação de placas de velocidade por exemplo, e horizontal, com a faixa de pedestre. A meta para 206 é atender 120 municípios.

Governo Junto de Você
No ano de 2015 o Detran levou serviços, como licenciamento, impedimento de licenciamento, comunicado de venda, atualização de endereço e orçamento de processo para obtenção, renovação ou adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Governo Junto de você, Mutirão Fiscal, Vapt Vupt Itinerante, Câmara e Governo Junto de Você e na Ação Cidadã.

Padrão Vapt Vupt
A unidade Padrão Vapt Vupt Detran desburocratiza os serviços prestados pelo órgão. São mais de 60 tipos de serviços (veículos e CNH) e todos realizados por um único atendente (multiatendimento).

Entre janeiro e novembro de 2015 foram 321.685 atendimentos. Em novembro, o Padrão Vapt Vupt atingiu o recorde de atendimento que foi de 30.711. O índice de satisfação do usuário atingiu 99,80%.

Para 2016, a finalidade é reduzir o tempo médio de espera do usuário. A expectativa é alcançar ao índice de satisfação de 99,90% já que os serviços estão sendo descentralizados para outras unidades Vapt Vupt e interior.

Mais informações: (62) 3272-8007

 

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