PM convoca 742 novos integrantes para as forças de segurança

0
1125
Fotos: Rita Antunes

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a cúpula da Polícia Militar, junto a autoridades civis e políticas, prestigiaram o ingresso de 742 novos integrantes da corporação. Deste total, 685 assumem como soldado, 40 cadetes, 10 oficiais de saúde e sete músicos. Esse efetivo corresponde aos aprovados no concurso realizado em 2012 e que aguardavam, desde então, a convocação oficial.

Os novos soldados vão participar do curso de formação durante três meses, na própria academia da polícia militar e na sequência iniciam o estágio supervisionado nas ruas pelo prazo de três meses. Os cadetes se dedicam a três anos de curso de formação na academia. A prioridade é que eles atuem em cidades do Entorno do Distrito Federal e na Região Metropolitana de Goiânia.

O vice-governador José Eliton destacou o fortalecimento concedido ao aparato da segurança pública do Estado, ao elogiar a atuação da corporação ao longo dos anos. “Essa é uma vitória para os oficiais e familiares. Agora vocês fazem parte de uma das polícias mais respeitadas do País”, declarou.

Para o secretário de Segurança Pública, Joaquim de Mesquita, a convocação demonstra a sensibilidade do Governo de Goiás, que mesmo em tempo de crise econômica está incluindo mais de 700 servidores para auxiliar na segurança dos goianos. Ele adiantou que em breve fará a nomeação e posse de médicos legistas, peritos criminais e de agentes de segurança prisional, ou seja, de servidores da estrutura de segurança pública para recomposição do efetivo.

Recém ingresso na Polícia Militar, o soldado Daniel Vale declarou estar honrado em fazer parte da corporação, após o longo período de espera pela nomeação, que rendeu sacrifícios financeiros a toda a sua família. “Pretendo me empenhar com honra e coragem para cumprir a missão da PM, sempre com disciplina e respeito às hierarquias”, declarou.

Balanço 2015
Ao dar as boas vindas aos novos oficiais da Polícia Militar, o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves apresentou um balanço das ações da corporação durante o ano de 2015. Sobre as promoções, o comandante lembrou que nos últimos anos elas totalizaram 12.600, concedendo 1.069 para oficiais e 11.500 para praças. “Em 2010, todas as promoções a cabo foram concedidas”, recordou.

No último ano, o coronel Sílvio informou que houve um crescimento histórico relativo à atuação ostensiva da PM. Foram realizadas 66.129 operações, número 10% superior ao do ano passado, com destaque para o combate ao tráfico, contrabando, saturação em terminais de ônibus, dentre outras. Também foram abordadas mais de um milhão de pessoas no último ano, o que representa um aumento de 34%.

Lançadas em 2012, os comandos de operação de divisas chegaram a 13 bases no ano passado. Sua atuação colocou Goiás em 2º lugar no ranking de apreensões.

Durante 2015 foram apreendidas 3.448 armas de fogo e recapturados 4.850 foragidos da Justiça. A atuação da PM também contribuiu para a redução de 12,08% no número de homicídios, explicou o comandante-geral.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here