Cursos online gratuitos ajudam na qualificação

0
2961

PROFISSIONALIZAÇÃO

Os cursos online gratuitos podem ser uma excelente oportunidade para a formação profissional. Atualmente vários cursos são oferecidos através da internet. Na área da educação especialmente as oportunidades são bem diversificadas

Fabíola Rodrigues

Para quem está em busca de oportunidades para se profissionalizar, os cursos online gratuitos são uma oportunidade de adquirir conhecimento e se tornar um profissional melhor. Na área da educação é ainda mais importante se atualizar. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) no ano passado mostra que os cursos mais procurados são os de pós-graduação (53%), seguido dos de nível médio profissionalizante (32%) e os de graduação (26%). As áreas mais buscadas são ciências sociais e educação. As mulheres são maioria nos cursos à distância (51%), metade dos estudantes tem entre 18 e 30 anos e 85% dizem conciliar o estudo com o trabalho.

A Universidade Estadual Paulista, através da plataforma Unesp Aberta, oferece aos professores, profissionais da área e demais interessados dezenas de cursos gratuitos online, nas mais variadas temáticas. Os cursos são livres, sem tutoria, e podem ser realizados por toda a população, bastando apenas criar um cadastro simples para ter acesso ao conteúdo. Ao finalizar os cursos, os profissionais podem utilizar as técnicas estudadas dentro e fora da sala de aula.

Os cursos oferecidos podem ser realizados de qualquer lugar do país através do acesso à internet. São 10 cursos oferecidos pela Unesp: Conteúdos e Didáticas de Alfabetização, Didática Geral, Educação e Linguagem na Educação Infantil, Educação e Sociedade, Educação Inclusiva e Especial, Educação Infantil: Abordagens Curriculares, Filosofia da Educação, Ética e Cidadania, Psicologia da Educação, Política Educacional. Os interessados podem acessar ao site www.unesp.br/unespaberta e realizar sua matrícula.

Para o professor de Letras Thiago Morais Araújo, realizar cursos online ajuda a profissionalizar e, segundo ele, é muito importante, principalmente quando existe falta de tempo ou de dinheiro. Ele conta que pelo fato de sempre precisar de dar aulas e estar envolvido com o mestrado o curso online pode ser um canal muito acessível ao conhecimento e é um diferencial.

“Eu já aproveitei alguns cursos que foram oferecidos gratuitamente online. Acrescentou no meu curriculum. Isso me torna um profissional mais seguro e com mais bagagem para oferecer conhecimento de qualidade para meus alunos”, afirma.

Segundo o professor, as possibilidades de adquirir conhecimentos para se profissionalizar são diversas, cada profissional busca seguir uma forma de adquirir conhecimento. Ele optou pelo curo online para ganhar tempo e não precisar de gastar e ainda se atualizar.

“Nós professores precisamos estar em constante atualização das informações. Sem contar que o mercado exige isso. Posso dizer que sempre que tenho tempo estou aproveitando as chances que são oferecidas através da internet”, conta o professor.

Além de um canal de aprimoramento profissional, Thiago Morais considera a internet como fundamental para o profissional da área da educação, já que possibilita o acompanhamento de cursos e novas informações, imprescindíveis para um bom profissional da área.

“A educação online pode ser definida como um método de ensino-aprendizagem que utiliza as tecnologias da internet para a comunicação e a colaboração num contexto educacional. Isto engloba tanto a complementação de aulas tradicionais, com componentes baseados na internet, quanto ambientes de aprendizagem onde o processo educacional se efetua totalmente através da internet”, observa o professor.

Sobram oportunidades em todas as áreas

Cada vez mais reconhecidos pelos recrutadores e empresas, os cursos de ensino à distância (EAD) se tornaram uma ótima opção para quem não tem tempo nem dinheiro para frequentar um curso presencial. Hoje, instituições renomadas, como tradicionais universidades, também já oferecerem cursos online de diversas áreas totalmente gratuitos.

Instituições como Serviço Brasileiro de Apoio ao Pequeno e Microemprsário (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fundação Bradesco e inúmeras outras disponibilizam regularmente cursos gratuitos pela internet. Especialistas explicam que todo tipo de qualificação é bem vinda e pode se tornar o diferencial na hora de conseguir uma vaga no cada vez mais disputado mercado de trabalho.

Em um levantamento feito em 2013, o site Catraca Livre selecionou nada menos que 700 cursos oferecidos online completamente gratuitos. São cursos em diversas áreas, como arquitetura, administração, filosofia, saúde pública etc. (Manoel Messias)


 De graça e com certificado

(Veja abaixo a lista de algumas instituições que oferecem cursos à distância gratuitos com certificado)

FGV Online
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Fundação Bradesco
A Escol@ Virtual é um portal de e-Learning dedicado a oferecer cursos a distância – via Internet e semipresenciais.

SESI
O portal do Sesi Paraná disponibiliza grande quantidade de cursos online gratuito.

SENAI
O SENAI oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais.

Rede SENAI
Confira os treinamentos disponibilizados pelo Núcleo de Educação a Distância por modalidade de ensino.

SEBRAE

São mais de 30 cursos gratuitos com tutoria.

CIEE
São mais de 35 cursos online grátis. Para acessar os cursos é preciso se cadastrar.

SENAC
O PSG oferece, vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada.

Prime Cursos
Empresa especializada em ensino a distância. A escola se transformou rapidamente em uma referência no Mercado Virtual graças ao seu pioneirismo no desenvolvimento de cursos e-learning.

Cursos Online SP
Oferece mais de 150 Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos e de alta qualidade.

Learncafe
Inovador portal de ensino à distância, que visa conectar alunos e professores em um único ambiente de ensino.

Veduca
Empresa cujo propósito é levar o ensino superior de alta qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender.

Eduk.me
O site tem o objetivo de ensinar de forma simples e prática como se constroem sites para a internet.

Buzzero
Portal de ensino a distância que possibilita qualquer pessoa aprender e ensinar.

Iped
A empresa tem a missão de promover a educação de maneira democrática levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas do conhecimento.

Porto Gente
Ofertar cursos online voltados aos mercados de Logística, Transportes, Comércio e Turismo, viabilizando o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, contribuindo para um mundo mais ágil.

Intel
Next Generation Center é um site onde você pode encontrar os cursos online grátis com certificado oferecidos pela Intel.

Senar
Intuito de contribuição com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e consequentemente aumentar a rentabilidade dos seus negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

Hospital Albert Einstein
São mais de 80 cursos online totalmente gratuitos oferecidos por uma dos melhores hospitais do país.

UNB
Oferece curso de graduação a distância com certificado

BMF&Bovespa
Site de capacitação, a formação e a especialização de profissionais do mercado financeiro que trabalham em corretoras, em bancos, fundos de investimento e em empresas.

Senado Federal
Site de cursos para servidores do legislativo e população em geral. Seus cursos, materiais didáticos e conteúdos especiais já podem chegar a todos os municípios brasileiros.

USP
Oferece dois cursos de graduação online com certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here