Conselho condena indicação de novo secretário

0
1366
Sebastião Ferreira Leite é o novo secretário de Planejamento

Um assunto muito debatido nos últimos dias foi a indicação do advogado Sebastião Ferreira Leite, também conhecido como Juruna, para a Secretaria de Planejamento e Habitação da Prefeitura, substituindo Paulo César Pereira.
Na Câmara Municipal o nome do novo secretário dividiu opiniões. Vereadores da oposição ao Paço, como Geovani Antonio (PSDB) e Djalma Araújo (Rede), foram contundentes nas críticas ao prefeito Paulo Garcia. “Lamento essa indicação. Não tenho nada pessoal contra o Juruna. A indicação dele confirma, por sinal, que é o setor imobiliário que dá as cartas na atual administração municipal”, afirmou Geovani.
Para ele, Paulo Garcia teria concordado com o pedido dos empresários para tirar Paulo César Pereira, que é, segundo Geovani, “um técnico competente, ético e aberto ao diálogo com este Poder. E Juruna tem forte ligação com o setor imobiliário, por ser advogado desse segmento”.
Djalma também disse que estava indignado com a saída de Paulo César. “Juruna é homem de bastidor, que atua no submundo da política. Com ele, no Planejamento, o Jardim Botânico vai ser privatizado. O setor imobiliário vai para o paraíso.Lamento que ele tenha dito para a imprensa que não existe especulação imobiliária em Goiânia. Isso é triste”, reafirmou.
Já o presidente da Câmara, Anselmo Pereira (PSDB), foi mais ponderado. “Não se pode condenar uma pessoa de forma prévia. A escolha do advogado Sebastião Ferreira é uma escolha do Prefeito e deve ser respeitada. Cabe a nós nesta Casa fiscalizar os atos do futuro secretário do planejamento, ou seja, se ele cumpre com as leis e atende aos interesses da cidade”, declarou.
“Desejo boa sorte ao Juruna. Que ele faça boa administração, pois não tenho nada contra ele”, foi o que disse Pedro Azulinho Jr (PSB). “Acho que ele fará ótimo trabalho à frente do Planejamento. Não se pode condená-lo por ter vínculos com empresários. Ora, todos nós aqui temos nossos vínculos”, lembrou Fábio Caixeta, do PMN.
Paulo Magalhães (SD) e Zander Fábio (PSL) também disseram que é preciso separar a atividade particular da técnica. “Acredito que ele fará mais pela cidade e não apenas em defesa dos interesses dos empresários”, frisou Magalhães.
Indignação
Se na Câmara Municipal Sebastião Ferreira Leite dividiou as opiniões, seu nome não foi aceito dentro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), que recebeu a notícia da substituição do engenheiro Paulo César Pereira com “indignação”. Alegando que o novo secretário trabalha para o setor imobiliário, a dreção do CAU-GO disse, em nota, que “vemos a medida como afronta à conduta técnica e ao bom senso na gestão do município de Goiânia.
“Com a troca, além disso, o prefeito Paulo Garcia descartou um profissional aberto ao diálogo e atento às diversas e complexas necessidades urbanísticas da capital do Estado. O prejuízo será de todos – do goianiense, dos profissionais da área e do Conselho, além de todas as parcelas isentas que trabalham pelo planejamento adequado e a almejada função social da cidade, prevista pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01)”, acrecenta a nota.
O novo secretário atribui a sua escolha ao conhecimento técnico e à atuação na área de planejamento. “Presto assessoria a cinco municípios da Região Metropolitana de Goiânia e um no Entorno do Distrito Federal com relação a Plano Diretor e regularização fundiária. Sobre o Plano Diretor de Goiânia, eu não participei da elaboração, mas o conheço em detalhes”, diz.
“Ganho dinheiro trabalhando e não vendendo benefícios. Quem conhece minha história sabe que vivo do meu trabalho. E é meu trabalho à frente da secretaria que será minha resposta (aos vereadores que criticaram)”, afirmou Juruna.
Juruna presidiu o Instituto de Planejamento Municipal (Iplan) na gestão Darci Accorsi (1993-97). Ele garante que renunciou a todos os processos do escritório de advocacia dele que envolvem a prefeitura de Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here