Professor Alcides defende prévias em Aparecida

0
1441
Professor Alcides diz que trabalha para manter a oposição unidade em Aparecida de Goiânia

Pré-candidato a prefeito considera que medida possibilita manter a unidade partidária no município

Ronaldo Coelho

As prévias do PSDB em todas as cidades goianas com mais de 100 mil eleitores, onde o partido tem mais de um pré-candidato a prefeito, marcadas para o dia 22 de fevereiro vem ao encontro do que defende o Professor Alcides Ribeiro, um dos pré-candidatos tucanos em Aparecida de Goiânia.
Ele entende que a realização de um levantamento antecipado auxilia a sigla no monitoramento das condições que cada postulante tem e evita o acirramento dos ânimos internos, comum nas convenções, além de atender a uma prerrogativa estatutária do PSDB. “O estatuto do PSDB é um documento interessantíssimo. Foi feito com base nos princípios sociais democratas, onde a valorização das disputas internas é nítida. Entendendo que elas valorizam a legenda e legitima a candidatura majoritária. Essa visão futurista dos fundadores deu ao partido a condição estatutária da realização de prévias e o estatuto está certo em tudo”, afirma.
As prévias, diz ele, são instrumento que preserva o partido na disputa externa: “Nossas disputas internas não podem nos prejudicar nas disputas externas. Ou seja, findo o processo de escolha do nome, é preciso que o escolhido e preterido deem as mãos e passem a trabalhar pelo objetivo maior que é o de dar ao partido a vitória nas urnas. As prévias auxiliam na preservação desse objetivo, pois evita os excessos das disputas na convenção”.
Desde que se lançou pré-candidato, o Professor Alcides anunciou trabalha com foco no crescimento da legenda em Aparecida de Goiânia e na união das oposições em torno de um mesmo projeto na cidade. “Não tenho dúvida de que unida a oposição vence a eleição. A oposição em Aparecida de Goiânia é composta pelos partidos que compõem a base do governador Marconi Perillo, então, é justo que esse conjunto marche unido com um nome que tenha o respaldo do governador. Unida a oposição vence a eleição e fragmentada ela fortalece os nossos adversários”.

Conversa
Mesmo entendendo que a realização das prévias é um instrumento democrático e estatutário dentro do PSDB, o Professor Alcides afirma que se houver possibilidades elas podem ser evitadas. Ele assegura que está aberto as conversações com as lideranças em busca do entendimento visando um ganho a mais para o partido: “O fato de ser um instrumento democrático e estatutário, não significa que as prévias são obrigatórias. Elas só se justificam quando não acontece o entendimento entre os pré-candidatos. Até o dia 22 de fevereiro vou conversar com os membros do partido, com os outros pré-candidatos e tentar o entendimento, caso não aconteça vamos para a disputa das prévias, com equilíbrio e civilidade”.

Consenso
Mesmo entendendo que as prévias são instrumento legal, o Professor Alcides trabalha pelo consenso. Recentemente ele conversou com o ex-deputado federal Chioco Abreu (PSDB), uma das principais lideranças de oposição no município, que também demonstrou interesse num entendimento prévio. “O Chico Abreu também entende que as prévias são instrumentos estatutário, legais e democráticos, mas que antes da realização deve se buscar o consenso através do diálogo. Sendo assim, posso afirmar que pensamos a mesma coisa e, por isso, devemos trabalhar pelo mesmo objetivo. O Chico Abreu me adiantou que vai conversar com as lideranças ligadas a ele. A partir do nosso encontro também decidimos manter uma linha frequente de dialogo”.
As novas reuniões com os outros tucanos aparecidenses acontece desta semana. Na mira imediata estão os dois vereadores, Cybelle Tristão e Manoel Nascimento, os ex-prefeitos Sebastião Viana, José Macedo e Ademir Menezes, além do outro pré candidato a prefeito na cidade, Ozair José. “Todos precisam ser ouvidos. Conversando vamos nos entender e encontrar a melhor alternativa para o nosso partido disputar e vencer as eleições desse anodeclara o Professor Alcides.
A agenda com as outras siglas vai continuar sendo cumprida pelo Professor Alcides, paralelamente a missão dentro do PSDB. O pré candidato acha que essa união é fundamental para a conquista da vitória nas urnas, no dia 3 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here