Internet grátis chega a 40 mil pessoas

0
1224
Prefeito João Campos, Rubens Otoni, Edward Mudureira e Fabrízio Ribeiro durante reunião de trabalho em Brasília

Anápolis se destaca pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, protagonizadas, principalmente, pela inclusão digital, através de várias ferramentas, como o serviço de internet móvel gratuita e o trabalho dos telecentros digitais. Estes assuntos foram pautas do encontro realizado na manhã de terça-feira, dia, em Brasília, no qual o prefeito João Gomes apresentou ao secretário nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Edward Madureira, os avanços da cidade neste setor.
Na audiência, que contou também com as presenças do deputado federal Rubens Otoni e do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, foram apresentados os relatórios que garantiram o reconhecimento de Anápolis como um dos municípios brasileiros mais digitais do país e que foram elogiadas pelo secretário nacional. “Quero pegar o que é bom e que já deu certo em Anápolis e aplicar para o Brasil”, disse Edward Madureira ao anunciar uma visita à cidade que ficou agendada para o fim de fevereiro.
“Anápolis tem o que comemorar nas ações de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o prefeito João Gomes no encontro. Ele apresentou na audiência dados estatísticos que comprovam que 15% da população anapolina acessa, diariamente, o serviço de internet gratuito oferecido à população em dezenas de praças, locais de grande movimentação, a exemplo de prédios públicos, parques e, ainda, nos distritos. O prefeito também mencionou o trabalho de inclusão realizado pelos telecentros digitais. “É mais um auxílio que entendemos ser necessário. Por isso, vamos continuar investindo nesta área”, disse o prefeito.

Praças Digitais
O projeto Praças Digitais existe desde 2011 e oferece acesso gratuito com tecnologia wireless/wi-fi (sem fio). São quase 30 pontos de acesso, suportando 100 conexões simultâneas, num total de 2000 pessoas simultâneas conectadas. São cerca de 10 a 15% da população atendida, ou seja, cerca de 40 mil pessoas beneficiadas. Os quatro distritos do município também são contemplados com as Praças Digitais, estendendo à zona rural tal benefício, totalizando cinco mil pessoas beneficiadas na zona rural. O programa mantém uma média de 25mil acessos por mês.

Telecentros
Outro destaque no processo de inclusão digital são as ações dos Telecentros Digitais Por meio desse programa que também é exemplo, a comunidade tem acesso gratuito à internet, cursos de informática e oficinas. Um grupo de monitores é disponibilizado pela Prefeitura de Anápolis para orientar e capacitar os usuários. No total, são nove Telecentros Comunitários implantados pela administração municipal, inclusive nos distritos de Interlândia, Joanápolis e Souzânia. A população tem acesso fácil a cursos de capacitação profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here