Saúde vai capacitar médicos para atendimento pediátrico

0
1412
A Secretaria da Saúde de Goiás vai ampliar o atendimento médico básico às crianças residentes em Goiânia e nos municípios da Região Metropolitana da capital. A meta deve  ser atingida com a realização de um Curso de Capacitação em Cuidados Pediátricos, voltados para médicos generalistas lotados nos centros de saúde e no programa Estratégia de Saúde da Família.

O curso é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria, secretarias municipais de Saúde, Sociedade Goiana de Pediatria, Conselho Regional de Medicina de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Hospital Materno Infantil.

O secretário da Saúde, Leonardo Vilela, e a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), Irani Ribeiro de Moura, reuniram-se com representantes das instituições e entidades envolvidas para apresentar a programação da capacitação e solicitar empenho e disponibilidade para a participação dos médicos no curso.

Leonardo Vilela destaca que a capacitação tem o mérito de proporcionar o atendimento integral às crianças próximo às suas casas e, ao mesmo tempo, diminuir a alta demanda nas unidades especializadas localizadas na capital, entre as quais o Hospital Materno Infantil. A superintendente Irani Ribeiro de Moura enfatiza que além de proporcionar o conhecimento técnico, o curso visa sensibilizar os profissionais ao atendimento humanizado.

O curso
Estão sendo oferecidas 280 vagas, distribuídas em sete turmas. O curso terá carga horária de 16 horas e as aulas serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados, na sede da SEST-SUS, de 1º de abril a 20 de maio. No encerramento do curso será ministrada aula magna abordando o tema violência contra a criança. As informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.

A grade curricular é composta pelos temas rede cegonha, imunização, avaliação do recém-nascido e atendimento pediátrico, desenvolvimento neuropsicomotor e pôndero-estatural, aleitamento materno e alimentação no primeiro ano de vida, manejo da diarreia, infecções das vias aéreas e pneumonias comunitárias, infecções do trato urinário e acidentes na clínica pediátrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here